Acessibilidade / Reportar erro

Distanciamento social no estado de São Paulo: uso de série temporal dos óbitos por causa da COVID-19 para demonstrar a redução de casos

RESUMO:

Introdução:

Demonstrar os resultados das estratégias de distanciamento social (EDS) tornou-se um fator relevante para obter apoio da população do estado de São Paulo e do Brasil. A demora no processamento dos testes do tipo RCP e o pequeno número de testes disponíveis limita a capacidade das autoridades sanitárias de disponibilizar dados significativos sobre o número de casos ou o número de óbitos por causa da Covid-19.

Metodologia:

Usamos uma série temporal de óbitos pela Covid-19 referenciada à data dos óbitos (diferentemente da data em que os resultados dos exames foram obtidos).

Resultados:

Demonstramos que é visível que as EDS adotadas no município e no estado de São Paulo trouxeram resultados significativos que atrasam o crescimento dos casos de Covid-19. Também mostramos que utilizando esse tipo de série temporal é possível identificar diferentes tendências para as regiões, permitindo abordagens direcionadas. Além disso, utilizando-se uma série temporal orientada ao óbito, é possível identificar, para o município de São Paulo, os efeitos das EDS com o Índice de Isolamento Social (IIS) adotado no estado e fazer uma estimativa bruta para o IIS, que quebra o crescimento da doença.

Conclusão:

O uso de uma série temporal dos óbitos devidos à Covid-19, referenciada diretamente à data do óbito, permite compreender os efeitos do distanciamento social na evolução da epidemia de COVID-19 no estado de São Paulo, Brasil.

Palavras-chave:
Covid-19; Série temporal; Epidemia

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br