Acessibilidade / Reportar erro

Preditores e análise geográfica de acidentes de trânsito em León, Nicarágua

RESUMO:

Objetivo:

Identificar os fatores ambientais presentes em áreas com alta densidade de acidentes de trânsito rodoviário (ATR) em León, Nicarágua.

Métodos:

Foram incluídos na análise todos os acidentes registrados pelo Departamento de Polícia da cidade de León de janeiro a junho de 2017. Georreferenciamos todos os acidentes e coletamos dados dos elementos ambientais em um perímetro de 20 metros do local até os acidentes ocorridos por meio de um instrumento de coleta de dados pré-testado. Foi especificado um modelo de regressão de Poisson para estimar as razões das taxas de incidência (TI) e intervalos de confiança de 95% (IC95%) para determinar os fatores ambientais associados à incidência do evento. Para identificar áreas com alta, média e baixa ocorrência de acidentes, estimamos a densidade do núcleo em torno dos pontos onde o ATR ocorreu.

Resultados:

Dos 667 acidentes registrados, 90% envolveram homens com idades entre 15 e 40 anos, e os acidentes de motocicleta representaram 60% dos ferimentos ou mortes. Os fatores ambientais que foram associados positivamente aos ATR incluíram boas condições da estrada (TI ajustada = 1,36; IC95% 1,13 - 1,63) e a existência de ciclovias (TI ajustada = 1,64; IC95% 1,29 - 2,10). Características ambientais associadas a velocidades mais altas e acidentes mais pesados podem aumentar a incidência deles.

Conclusão:

Constatamos que os centros comerciais ou turísticos com tráfego intenso são três áreas com alta densidade de acidentes. As autoridades locais podem usar essas descobertas para promover medidas de segurança no trânsito em áreas de alta incidência na cidade de León.

Palavras-chave:
Acidentes de trânsito; Epidemiologia; Sistemas de Informação Geográfica; Nicarágua

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br