Acessibilidade / Reportar erro

Entrada e distribuição geográfica dos sorotipos do vírus da dengue nas unidades federativas brasileiras: uma revisão sistemática

RESUMO:

Objetivo:

Descreveu-se a entrada de sorotipos do vírus da Dengue (DENV) no Brasil e em suas unidades federativas.

Métodos:

Realizou-se uma revisão sistemática de estudos publicados entre 1980 e 2018 em bancos de dados e na literatura cinzenta, utilizando-se descritores relacionados aos anos de entrada dos sorotipos do DENV. Além disso, consultou-se especialistas e fontes oficiais de informação (Ministério da Saúde do Brasil).

Resultados:

Das 100 publicações selecionadas para a revisão sistemática, 26 abordaram a entrada de sorotipos de DENV na região Norte do país, 33 no Nordeste, 24 no Sudeste, 14 no Centro-Oeste e cinco no Sul. O DENV-1 e o DENV-4 foram introduzidos na região Norte em 1981. O DENV-2 foi introduzido no Sudeste em 1990. O DENV-3 foi introduzido no Norte em 1999.

Conclusão:

A rápida expansão da dengue por todo o território brasileiro foi verificada a partir da segunda metade dos anos de 1980, com a entrada gradativa dos quatro sorotipos, o que resultou no surgimento de epidemias da arbovirose, que são atualmente verificadas no país. Considerando a epidemiologia da doença, mais informações devem ser divulgadas e publicadas na literatura científica de amplo alcance, para melhor entendimento da propagação e circulação dos sorotipos de DENV.

Palavras-chave:
Dengue; Vírus da dengue; Sorogrupo; Epidemiologia; Revisão sistemática

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br