Open-access Influência da composição familiar no desempenho acadêmico

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar a influência causal da estrutura familiar no desempenho acadêmico de alunos do 5º ano do ensino fundamental, além de explorar fatores adicionais que podem impactar essa relação. Para alcançar esse objetivo, é utilizada a metodologia de Propensity Score Matching, com base nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019. Os resultados demonstram uma diferença positiva significativa no desempenho acadêmico entre os alunos que residem em lares biparentais em comparação àqueles que vivem com apenas um dos pais. Independentemente dos contextos socioeconômicos, o impacto positivo de ter ambos os pais presentes no desempenho acadêmico permanece consistente. A exceção é observada quando os avós também residem com os estudantes, evidenciando uma possível competição por recursos e as desvantagens socioeconômicas frequentemente associadas a domicílios multigeracionais. Portanto, este estudo ressalta o papel crítico da composição familiar na formação do desempenho escolar, enfatizando a importância de implementar estratégias voltadas para mitigar os efeitos adversos das estruturas familiares monoparentais nos resultados de aprendizagem, visto que estes podem influenciar uma ampla gama de resultados socioeconômicos futuros.

Palavras-chave:
Educação fundamental; Realização acadêmica; Família monoparental; Família biparental

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