Open-access O ciclo económico: uma peça no puzzle dos jovens que nem estudam nem trabalham na América Latina

Resumo

Um em cada cinco jovens na América Latina nem estuda nem trabalha (nem-nem), sendo que a taxa entre as mulheres é praticamente o dobro daquela verificada para os homens. Além disso, um em cada quatro jovens classificados como nem-nem pertence à população economicamente ativa, pois está à procura de trabalho. O objetivo deste artigo é analisar o papel do ciclo económico na percentagem de jovens nem-nem na região, através de estimativas de modelos econométricos com efeitos fixos, utilizando dados de pesquisas harmonizadas para 14 países, no período de 2005 a 2024. Os resultados indicam que a proporção de jovens nem-nem segue um padrão contracíclico: um aumento de 10% do componente cíclico do Produto Interno Bruto (PIB) está associado a uma redução de cerca de três pontos percentuais na proporção de jovens nem-nem. Além disso, identifica-se um “núcleo duro” de jovens nem-nem que enfrentam maiores barreiras à entrada ou permanência no sistema de ensino ou no mercado de trabalho, mesmo em contextos de crescimento económico.

Palavras-chave:
Juventude; Nem-nem; Ciclo económico; América Latina

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