Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Rosana Baeninger

Departamento de Demografia e Núcleo de Estudos de População da Unicamp

Em seus 25 anos de existência (1984-2009), a Revista Brasileira de Estudos de População tem se pautado na excelência de seus artigos para divulgação do conhecimento científico na área da Demografia no Brasil. Neste percurso, coube aos editores a tarefa de apresentar o campo interdisciplinar da Demografia no país, bem como inserir a comunidade e áreas afins em uma nova cultura de divulgação dos trabalhos científicos.

O retrato demográfico brasileiro transformou-se de maneira acentuada nesses anos, tendo sido a Rebep o periódico nacional de difusão das tendências populacionais e das novas questões demográficas, ancorado no rigor científico e nos avanços teórico-metodológicos para interpretação da velocidade das mudanças em curso.

Em um esforço de compor a produção científica nacional de mais alto nível, a Rebep encontra-se, desde 2005, indexada no SciELO, o que atesta sua reconhecida qualidade no âmbito da ciência brasileira. Tal empreendimento se traduz na elevada posição ocupada pela Rebep, em termos de produção qualificada no Qualis Periódicos da Capes, na área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia, assim como em Sociologia e História. A interdisciplinaridade dos estudos populacionais e a própria concepção e comprometimento da Rebep com o avanço do diálogo entre campos disciplinares expressam-se na classificação da Revista também nas áreas de Geografia, Serviço Social, Saúde Coletiva, Multidisciplinar e Engenharias I.

Nesse sentido, o presente número da Revista reflete tal compromisso científico interdisciplinar. O artigo de Marandola e Hogan, abordando a temática da vulnerabilidade sociodemográfica, dialoga com a Geografia da População. As autoras Pimentel, Sichieri e Costa articulam suas análises acerca da insegurança alimentar em crianças de seis a trinta meses de idade e características sociodemográficas das famílias, envolvendo o campo da Nutrição e estudos populacionais. Acurcio e colaboradores traçam o perfil demográfico e epidemiológico dos usuários de medicamentos de alto custo no SUS, contemplando disciplinas da saúde, como Farmácia, Saúde Coletiva, Medicina, Farmaeconomia.

Além disso, no contexto de recuperação e exploração das novas questões demográficas, a problemática étnico-racial tem sua marca na produção abepiana, sendo que, neste número, é possível compreendê-la desde uma perspectiva histórica, no artigo de Truzzi e Bassanezi, até seus desafios metodológicos contemporâneos, como mostra o texto de Pereira e colaboradores. Na Resenha, Miranda-Ribeiro aponta também as contribuições de Stanley Bailey (2009) ao debate da questão racial no Brasil.

Ainda no esforço de maior penetração da Rebep em âmbito regional e internacional, este número conta com três estudos comparativos internacionais, além de sua seção Notas de Pesquisa, em que Miranda-Ribeiro apresenta projeto em cooperação internacional sobre a fecundidade na adolescência e religião em Belo Horizonte. Os artigos correspondem aos temas transição demográfica e transferências intergeracionais na América Latina, de Paulo Saad e colaboradores; qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer em países em desenvolvimento, de Aguiar Pereira; e o aborto e o Parlamento no Brasil, Uruguai e Argentina, de Baltar da Rocha e colaboradoras. No caso deste último artigo, cabe uma menção especial à nossa querida Bel Baltar, que sempre esteve junto e colaborou para que a Rebep alcançasse seus objetivos científicos.

Para finalizar, registram-se, aqui, o reconhecimento e o agradecimento aos editores da Rebep - Neide Patarra, Maria Coleta F. A. de Oliveira, Teresa Sales, Ana Amélia Camarano, Elisabete Bilac, Carlos Eugênio de Carvalho Ferreira e, atualmente, Iuri Leite e Carla Machado - pelo trabalho competente, no decorrer desta trajetória, de inserção da Revista na política científica nacional.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Jan 2010
  • Data do Fascículo
    Dez 2009
Associação Brasileira de Estudos Populacionais Rua André Cavalcanti, 106, sala 502., CEP 20231-050, Fone: 55 31 3409 7166 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editor@rebep.org.br