Acessibilidade / Reportar erro

Planejamento urbano e adaptação climática: entre possibilidades e desafios em duas grandes cidades brasileiras* * Este artigo é fruto da dissertação de mestrado do primeiro autor, que contou com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Urban planning and climate adaptation: between possibilities and challenges in two major Brazilian cities

Planificación urbana y adaptación climática: entre posibilidades y desafíos en dos grandes ciudades brasileñas

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar como as cidades de Natal e Curitiba têm incorporado a questão climática, com enfoque especial para a adaptação, em suas agendas urbanas, compreendendo como o planejamento urbano pode contribuir para a inserção da capacidade adaptativa climática local. Para isso, a metodologia apresenta uma abordagem de natureza qualitativa, utilizando as pesquisas bibliográfica, documental e de campo, com aplicação de entrevistas semiestruturadas, para o alcance dos resultados. Os dados coletados são analisados por meio da análise de conteúdo. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que a incorporação da questão climática, sobretudo da adaptação, no planejamento e na gestão de Natal e de Curitiba ainda se apresenta como um grande e complexo desafio.

Palavras-chave
Mudanças climáticas; Capacidade adaptativa; Governos locais; Sustentabilidade urbana; Brasil

Associação Brasileira de Estudos Populacionais Rua André Cavalcanti, 106, sala 502., CEP 20231-050, Fone: 55 31 3409 7166 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editor@rebep.org.br