Acessibilidade / Reportar erro

A insegurança alimentar pela voz de adolescentes participantes do Programa Bolsa Família* * Este trabalho baseou-se, em parte, na tese de doutorado de Milena Serenini Bernardes [In]segurança alimentar e nutricional entre adolescentes participantes do programa Bolsa Família, disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65915.

Food insecurity through the voice of adolescents participating in the Bolsa Família Program

La inseguridad alimentaria a través de las voces de adolescentes participantes del Programa Bolsa Familia

Resumo

O trabalho busca conhecer a percepção de adolescentes, participantes do Programa Bolsa Família (PBF), sobre insegurança alimentar (IA). Trata-se de estudo de abordagem qualitativa. O corpus consiste em entrevistas com dez adolescentes e seus responsáveis. Os resultados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Foram estabelecidas quatro categorias de análise: “A fome não é só a vontade de comer”; “O fantasma da fome”; “Um por todos e todos por um”; “Estamos seguros?” De maneira geral, os adolescentes percebem que a quantidade e variedade de alimentos mudam durante o mês e que o acesso a alimentos como frutas e carne é difícil. A preocupação com a possibilidade de o alimento faltar está presente na fala de todos os adolescentes entrevistados e se intensifica entre aqueles que vivenciaram a experiência de fome na infância. Em função disso, os adolescentes desenvolvem estratégias para o alívio da IA, para si mesmos e para suas famílias. No entanto, as responsáveis pelos adolescentes não consideram que seus filhos realmente se preocupam com a possibilidade de faltar alimentos no domicílio. Observou-se que os adolescentes percebem a situação de insegurança alimentar no domicílio e são capazes de responder de forma autônoma sobre essa situação.

Palavras-chave:
Insegurança alimentar; Adolescentes; Fome; Programas e políticas de alimentação e nutrição

Associação Brasileira de Estudos Populacionais Rua André Cavalcanti, 106, sala 502., CEP 20231-050, Fone: 55 31 3409 7166 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editor@rebep.org.br