Acessibilidade / Reportar erro

NOTA DO EDITOR

Esse segundo número do volume 23 da Revista Brasileira de Estudos de População constitui uma edição temática, composta por um conjunto de artigos que oferecem uma importante reflexão interdisciplinar sobre as relações entre demografia e trabalho.

Tal empreitada contou com a inestimável colaboração de Lília Montali, coordenadora do Grupo "População e Trabalho", da Associação Brasileira de Estudos Populacionais Abep, que alertou para a profícua produção de pesquisas nesse domínio e sensibilizou os autores a submeterem artigos à Rebep.

Os textos enviados em tempo hábil, avaliados e aprovados pelos consultores da Rebep, atingiram a quantidade suficiente para completar um fascículo da revista, possibilitando essa edição temática e preservando, assim, a identidade do conjunto dos artigos recebidos.

Esperamos, portanto, contribuir para o debate sobre questões cruciais relacionadas à evolução do mercado de trabalho no Brasil e aos processos demográficos associados, a partir de olhares distintos que caracterizam os esforços multidisciplinares.

No primeiro artigo, Ângela Borges analisa o desemprego e o processo de precarização do trabalho em três regiões metropolitanas: Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre, relacionando as conseqüências da crise do mercado de trabalho com as características da estrutura familiar.

Em seguida, Lília Montali discute a especificidade dos perfis de inserção no mercado das mulheres cônjuges e das chefes de família, diante da precarização das relações de trabalho e da importância desse segmento feminino para a renda de seus núcleos familiares.

As transformações recentes no perfil da distribuição ocupacional da população brasileira são analisadas por Anita Kon, considerando a segmentação setorial e os grupos específicos de ocupações e procurando situar o Brasil no contexto internacional.

Elisenda Renteria Pérez, Simone Wajnman e Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira abordam os determinantes da participação no mercado de trabalho das pessoas de 60 anos e mais que moravam em São Paulo em 2000. O estudo foi desenvolvido a partir dos dados da pesquisa sobre Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento – Sabe, da Opas.

O trabalho de Enrico Moreira Martignoni, Luiz Marcelo Carvano e Paulo Martino Jannuzzi, trata a questão do desemprego na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, durante a década de 90, analisando os principais fatores demográficos associados. Foram avaliadas as influências da queda da fecundidade, do envelhecimento da população, do aumento da mortalidade de jovens e do decréscimo dos fluxos migratórios, sobre o mercado de trabalho da região.

A Região Metropolitana de Porto Alegre, por sua vez, foi alvo de investigação no estudo de Raul Luís Assumpção Bastos, que focalizou o desemprego dos jovens e analisou a influência do tamanho relativo da população juvenil na ocupação e o desemprego desse segmento no período 1993-2004.

Cláudio Salvadori Dedecca, Eliane Navarro Rosandiski, Carolina Veríssimo Barbieri e Adriana Jungbluth analisam as condições de inserção no mercado de trabalho e a influência dos benefícios previdenciários nas famílias com redimento per capita de até ¼ do salário mínimo. O estudo foi conduzido a partir dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, de 2004, considerando-se idade, nível de escolaridade, cor, tipo de atividade exercida e posição na ocupação dos membros dessas famílias.

A questão do trabalho doméstico é retomada por Cristina Bruschini, que oferece uma contribuição ao debate, analisando o número de horas semanais dedicadas à realização de "afazeres domésticos", segundo variáveis relevantes e atribuindo a essa categoria a condição de trabalho não-remunerado.

Por fim, Eugenia Troncoso Leone e Paulo Baltar analisam as diferenças de rendimento entre homens e mulheres ocupados, com nível superior de escolaridade, no conjunto das regiões metropolitanas do Brasil, tendo como fonte principal de dados a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD.

Completando esse fascículo da Rebep, contamos, ainda, com as contribuições de Maria Isabel Baltar da Rocha, na seção Notas de Pesquisa, e de Paula Miranda-Ribeiro, com a Resenha.

Carlos Eugenio de Carvalho Ferreira

Editor da Rebep

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jan 2007
  • Data do Fascículo
    Dez 2006
Associação Brasileira de Estudos Populacionais Rua André Cavalcanti, 106, sala 502., CEP 20231-050, Fone: 55 31 3409 7166 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editor@rebep.org.br