Acessibilidade / Reportar erro

Regulando a incorporação imobiliária em São Paulo: burocracia, instrumentos e negociações1 1 Este artigo é uma versão modificada do capítulo publicado no livro "As políticas do urbano em São Paulo" organizado pelo Eduardo Marques, lançado em 2018 pela editora Unesp.

Regulating real estate development in São Paulo: bureaucracy, instruments and negotiation

Resumo

O artigo analisa a interação público-privada do setor imobiliário na cidade de São Paulo com ênfase nos governos recentes. A partir da apresentação de dados empíricos, questiona os principais argumentos em voga que defendem a predeterminação sistêmica da captura do Estado, argumenta que a capacidade do setor imobiliário em interferir na política de uso e ocupação do solo está também relacionada aos interesses do governo e suas burocracias. Argumenta ainda que a introdução da camada cotidiana da regulação permite analisar a regulação estatal como um processo em que tensões estão constantemente sendo produzidas em torno de instrumentos, práticas, interpretações, produção e circulação de informações.

Palavras-Chave:
Política Urbana; Setor Imobiliário; Regulação do Solo; Instrumento de Políticas

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR FAU Cidade Universitária, Rua do Lago, 876, CEP: 05508-080, São Paulo, SP - Brasil, Tel: (31) 3409-7157 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@anpur.org.br