Acessibilidade / Reportar erro

Modelagem matemática de dados climatológicos para estimar a produção do maracujazeiro-amarelo (Passiflora edulis l. F. Flavicarpa)

Resumo

A produtividade da cultura do maracujá depende do comportamento das variáveis climáticas, e a modelagem da relação de dependência destas variáveis com a produtividade da cultura oferece informações que visam a facilitar a tomada de decisão do agronegócio. Como objetivo principal, a produtividade da cultura do maracujá foi estimada por meio de modelos matemáticos. Uma análise estatística multivariada e univariada das variáveis meteorológicas foi realizada durante o período de observação entre 2007 e 2014 das estações climatológicas selecionadas, identificadas e localizadas no trópico médio colombiano (Região administrativa de Huila). Foram analisadas as relações de produtividade com as seguintes variáveis agroclimáticas: temperatura, brilho solar, umidade relativa, precipitação e ENOS em resolução mensal com modelos empíricos e mecanísticos, recomendados na literatura científica. Os resultados mostraram que o modelo de regressão múltipla requer os maiores picos de rendimento; o ajuste do modelo é baixo, enquanto modelos univariados, como o modelo ARIMA, apresentaram melhor ajuste nas séries temporais analisadas. O modelo de rendimento de água de Stewart tem melhor desempenho para estimar rendimento em função da evapotranspiração nas diferentes fases fenológicas.

Termos para indexação
produtividade; modelagem de rendimento de cultura; incerteza; maracujá

Sociedade Brasileira de Fruticultura Via de acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/n , 14884-900 Jaboticabal SP Brazil, Tel.: +55 16 3209-7188/3209-7609 - Jaboticabal - SP - Brazil
E-mail: rbf@fcav.unesp.br