Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

É absolutamente necessária a exigência para que as revistas brasileiras tenham um excelente padrão de qualidade e que o tempo entre o recebimento de um trabalho até a sua publicação fique em patamares curtos, mas vale a pena destacar os elevados sacrifícios que os editores e a equipe que assessora a edição de cada número, têm de fazer, para saldar os compromissos financeiros assumidos, mesmo sem nenhuma remuneração, bem como ao magnífico corpo de assessores que cada revista possui, e em particular a nossa Revista Brasileira de Fruticultura, mas é preciso que as Fundações de cada Estado vejam esse envolvimento, procurando contribuir proporcionalmente aos trabalhos publicados de cada Estado,como por sinal tem feito a FAPESP com relação aos trabalhos dos pesquisadores do Estado de São Paulo.

Deixando de lado esse desabafo de quem luta na direção da RBF, por 8 anos, vamos comentar alguns pontos conquistados.

1) Inegavelmente, o êxito da RBF deve-se ao magnífico corpo de assessores que possuímos e procuramos oxigená-lo através de varias ações, destacando-se entre elas o convite aos autores que tenham seus trabalhos publicados em números anteriores, e que possuam o título mínimo de doutor, convidando-os para participarem do nosso rol de assessores, e a resposta a essa iniciativa tem sido altamente satisfatória.

2) Preocupa-nos, no entanto, a divulgação em linguagem jornalística dos trabalhos publicados, pois a simples publicação em uma revista de qualidade não faz em linhas gerais o trabalho gerado chegar à ponta de consumo, havendo absoluta necessidade de uma divulgação em linguagem mais simples, e temos convidado os autores de trabalhos publicados a fazerem a divulgação em uma linguagem mais coloquial, e temos recebido algumas respostas como "não sei escrever dessa maneira".

3) É com satisfação que estamos iniciando nesse número a inclusão de uma revisão, esperando alargar a penetração da RBF.

4) Continua a RBF a ser a revista da fruticultura brasileira, o que atesta a distribuição dos trabalhos desse número pelos diferentes estados do Brasil e com 2 trabalhos da Colômbia. Observe o gráfico:

5) Estamos terminando a confecção da nossa página na Internet, onde esperamos disponibilizar as informações quanto ao andamento dos trabalhos, bem como divulgar a versão on line, em mais uma fonte, reproduzindo o excelente trabalho feito pelo www.scielo.br.

6) Vale a pena destacar a expressiva visitação que a RBF tem recebido on line, no www. Scielo.br, que pode ser observada pelos dados abaixo:

7) Queremos finalmente externar nossos agradecimentos à direção da FCAV/Unesp, por acreditar nesse projeto, estimulando que mais revistas possam ser abrigadas na Unesp;

À Sociedade Brasileira de Fruticultura, um parceiro fundamental a posição que a RBF alcançou;

Ao CNPq e à FAPESP, pelos recursos aportados ao projeto ;

Aos autores, no encaminhamento de seus trabalhos;

Aos colaboradores diretos, fruto da abnegação no árduo trabalho na busca de qualidade;

Aos Assessores, na apreciação imparcial dos trabalhos e na difícil missão de muitas vezes dizer um não.

Jaboticabal, 30 de abril de 2006.

Prof. Carlos Ruggiero

Editor-Chefe

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Jun 2006
  • Data do Fascículo
    Abr 2006
Sociedade Brasileira de Fruticultura Via de acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/n , 14884-900 Jaboticabal SP Brazil, Tel.: +55 16 3209-7188/3209-7609 - Jaboticabal - SP - Brazil
E-mail: rbf@fcav.unesp.br