Acessibilidade / Reportar erro

A cultura da mangaba

A cultura da mangaba

A mangabeira (Hancornia speciosa Gomes) é uma planta frutífera de clima tropical, nativa do Brasil e encontrada em várias regiões do País, desde os Tabuleiros Costeiros e Baixada Litorânea do Nordeste até os Cerrados das regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste.

A palavra Mangaba é de origem indígena e significa "coisa boa de comer". É uma das frutas mais ricas em ferro, sendo também uma boa fonte de vitamina C.

Embora a mangabeira seja uma planta produtora de látex, o seu fruto, de sabor e aroma incomparáveis, é o principal produto explorado, sobretudo pelas indústrias de polpas, sucos e sorvetes. Algumas partes da planta têm aplicação na medicina popular, como a casca, com propriedades adstringentes, e o látex, que é empregado contra as pancadas, inflamações, diarréia, tuberculose, úlceras e herpes. O chá da folha é usado para cólica menstrual.

Os dados oficiais mostram que a produção é ainda extrativista, e os maiores produtores são os Estados de Sergipe, Minas Gerais e Bahia, com uma produção de 492; 490 e 170 toneladas, respectivamente (IBGE, 2003). As áreas em que se pratica o cultivo tecnificado de mangabeira, são quase inexistentes, exceção se faz para algumas poucas que ocorrem em Sergipe e Paraíba.

Somente a Ceasa – Recife, um dos maiores entrepostos de comercialização do Norte e Nordeste, recebeu, em 2001, 590 toneladas de mangaba, provenientes principalmente da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Deve-se ressaltar que os valores apresentados para a cultura são subestimados, já que a maior parte da produção não atravessa os canais convencionais de comercialização, i.e., feiras livres, supermercados e centrais de abastecimento, uma vez que, em se tratando de fruta destinada principalmente à industrialização, os registros do volume comercializado para esse fim não estão disponíveis.

Nos Estados litorâneos do Nordeste, como o volume produzido não atende à demanda do Estado, o preço é alto. No pico da safra, o quilo da fruta custa em torno de R$ 0,50 e, quando a safra diminui, o preço chega a R$ 1,50 ao nível do produtor. Nos supermercados, esses valores são superiores. Os ganhos podem ser ainda maiores, caso o processamento da fruta seja feito na propriedade.

A mangabeira inicia a sua produção entre o terceiro e o quinto ano após o plantio, sendo que, a partir do quinto ano, a cultura pode proporcionar produtividades de 10 a 12 t/ha. Ainda não se dispõe de cultivares selecionadas, porém as pesquisas na área de recursos genéticos e melhoramento estão se mostrando bastante promissoras.

Josué Francisco Silva Junior

Engenheiro Agrônomo, M.Sc.,

Pesquisador da área de Recursos Genéticos de Fruteiras

Tropicais da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Aracaju – SE.

josue@cpatc.embrapa.br.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Jul 2004
  • Data do Fascículo
    Abr 2004
Sociedade Brasileira de Fruticultura Via de acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/n , 14884-900 Jaboticabal SP Brazil, Tel.: +55 16 3209-7188/3209-7609 - Jaboticabal - SP - Brazil
E-mail: rbf@fcav.unesp.br