Efeito ninficida de extratos vegetais de Annona mucosa e Annona crassiflora (Magnoliales, Annonaceae) sobre o percevejo-do-colmo do arroz, Tibraca limbativentris (Hemiptera, Pentatomidae)

Este trabalho teve como objetivo verificar a ação ninficida dos extratos clorofórmio-metanólico de folhas e sementes de Annona mucosa e de sementes de A. crassiflora sobre ninfas de segundo instar do percevejo-do-colmo do arroz, Tibraca limbativentris. Para cada extrato, foram utilizadas concentrações de 0,5%; 1,0%; 2,0%; 4,0%; 8,0%; e dois tratamentos-controle (Tween 80® e água). Os resultados mostram que os extratos de sementes de A. mucosa e de A. crassiflora apresentaram atividade inseticida sobre ninfas de segundo instar de T. limbativentris em todas as concentrações, quando comparadas com os controles. O extrato de sementes de A. mucosa foi o que apresentou maior toxicidade com mortalidade maior que 75% na concentração de 1,0 % do extrato, nas primeiras 24 h após a aplicação. O extrato de folhas de A. mucosa apresentou a menor toxicidade, não ultrapassando 40% de mortalidade. O extrato de sementes de A. crassiflora apresentou toxicidade intermediária entre todos os extratos testados, e a mortalidade das ninfas passou dos 80% na maior concentração, após 120 h da aplicação. Diante destes resultados, nota-se que o extrato de A. mucosa pode ser uma alternativa para o controle de ninfas do percevejo T. limbatriventris, principalmente para pequenos produtores.

plantas inseticidas; inseticida biológico; controle alternativo


Sociedade Brasileira de Fruticultura Via de acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/n , 14884-900 Jaboticabal SP Brazil, Tel.: +55 16 3209-7188/3209-7609 - Jaboticabal - SP - Brazil
E-mail: rbf@fcav.unesp.br