Accessibility / Report Error

Autenticidade de Baccharis trimera baseada em CG-DIC: um estudo de controle de qualidade de produtos comercializados em Curitiba e Região Metropolitana (Brasil)

Baccharis trimera (carqueja) é uma planta medicinal empregada popularmente para tratamentos de problemas dos sistemas digestório e renal. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade de amostras de carqueja comercializadas em Curitiba e Região Metropolitana (Paraná-Brasil), por meio de análises de cromatografia a gás (CG/DIC) do óleo essencial delas extraído por hidrodestilação usando aparelho de Clevenger. Análises macro e microscópicas foram também realizadas para as amostras, e os resultados demonstraram a ocorrência de contaminação de algumas delas por outras espécies de plantas, fungos e pequenos insetos. Das amostras analisadas, 21 apresentaram perfil cromatográfico semelhante ao encontrado para óleo essencial padrão da espécie, enquanto 7 diferenciaram-se em relação a este perfil. As análises dos cromatogramas obtidos para as amostras de óleo essencial extraídas de ervas comercializadas permitem-nos sugerir o uso de ensaios baseados em CG/DIC como uma ferramenta rápida para garantia da qualidade e monitoramento de aspectos de segurança à saúde deste tipo de erva medicinal.

Baccharis trimera; controle de qualidade; óleo essencial; cromatografia gasosa


Sociedade Brasileira de Farmacognosia Universidade Federal do Paraná, Laboratório de Farmacognosia, Rua Pref. Lothario Meissner, 632 - Jd. Botânico, 80210-170, Curitiba, PR, Brasil, Tel/FAX (41) 3360-4062 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista@sbfgnosia.org.br