Avaliação cromatográfica e atividade antimicrobiana de extratos hidroalcoólicos de folhas de Nim (Azadirachta indica A. Juss., Meliaceae)

O Nim (Azadirachta indica A. Juss., Meliaceae) é uma árvore indiana conhecida por suas várias atividades farmacológicas, entre elas, a ação antimicrobiana. Dentre mais de 300 compostos já isolados, a azadiractina (AZA) é seu principal componente ativo. No presente trabalho, foram preparados extratos hidroalcoólicos de folhas de Nim em diferentes concentrações de etanol 96% V/V (50%, 60%, 70%, 80% e 90% (V/V)) por meio de percolação estática. A presença de AZA foi verificada por CCD, com eluição dos extratos e da solução padrão de trabalho AZA em cromatoplaca e revelação por solução de anisaldeído/ácido sulfúrico, seguida de aquecimento. Por CLAE, os extratos e da solução padrão de trabalho AZA foram eluídos em coluna C18, fase móvel água:acetonitrila (60:40), fluxo 1,0 mL/min e detecção em λ217 nm. Não foi verificada a presença de manchas ou picos correspondentes a AZA nos extratos. Entretanto, a sua atividade foi investigada contra bactérias Gram-positivas, Gram-negativas, leveduras e um fungo filamentoso. Os extratos foram testados em diferentes concentrações para avaliar a relação dose-resposta. Apesar da ausência de AZA, os extratos hidroalcoólicos a 70% e 80% (V/V) de etanol 96% apresentaram atividade contra Staphylococcus aureus. Porém, não houve relação dose-efeito, de acordo com o teste de Tukey (q0,05;3;7).

Azadirachta indica; nim; CLAE; atividade antimicrobiana; extrato hidroalcoólico


Sociedade Brasileira de Farmacognosia Universidade Federal do Paraná, Laboratório de Farmacognosia, Rua Pref. Lothario Meissner, 632 - Jd. Botânico, 80210-170, Curitiba, PR, Brasil, Tel/FAX (41) 3360-4062 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista@sbfgnosia.org.br