CONTEXTUALIZAÇÃO:
As diretrizes curriculares preconizam a inserção dos alunos das áreas de saúde nos diferentes níveis assistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS), surgindo a necessidade de se investigar a percepção dos usuários do SUS a respeito da atuação discente.
OBJETIVO:
Avaliar a percepção dos usuários do SUS sobre a inserção e atuação de estudantes dos cursos da área de saúde nas Unidades de Saúde da Família (USF).
MÉTODO:
Foram entrevistadas 518 pessoas em sala de espera de oito USF do município de São Carlos/São Paulo. As entrevistas foram realizadas pelos estudantes por meio de questionário semiestruturado. Os dados foram analisados descritivamente.
RESULTADOS:
Foram entrevistadas 391 (75,5%) mulheres e 127 (24,5%) homens, com média de idade de 42,0 ± 17,5 anos. Entre os usuários, 33,1% haviam realizado alguma atividade com alunos nas USF, principalmente atendimento clínico (52,1%) e visita domiciliar (20,1%); 55,3% consideraram a atividade como muito boa e 0,6%, como péssima. A maioria (58,2%) avaliou a atividade realizada pelo aluno como resolutiva e 8,2%, como não resolutiva.
CONCLUSÃO:
A inserção discente se deu, prioritariamente, na forma de atividades assistenciais individuais, e houve boa aceitação do atendimento realizado pelos alunos, já que tanto a satisfação quanto as expectativas relatadas foram positivas.
fisioterapia; políticas públicas e saúde; formação acadêmica e profissional