Avaliação da marcha de lactentes com desenvolvimento motor normal e crianças hemiplégicas com comprometimento motor leve: estudo de validade

Priscilla R. P. Figueiredo Paula L. P. Silva Bruna S. Avelar Paula S. C. Chagas Luísa C. P. Oliveira Marisa C. Mancini Sobre os autores

CONTEXTUALIZAÇÃO

: A otimização da marcha é objetivo relevante na reabilitação de crianças com prognóstico de locomoção na paralisia cerebral (PC). A análise da marcha com vídeos capturados por câmeras digitais necessita ser validada.

OBJETIVO

: Avaliar a validade de um método que envolve a inspeção de vídeos capturados por câmera digital para quantificação de variáveis temporais da marcha de lactentes com desenvolvimento motor normal e crianças com PC.

MÉTODO

: Onze lactentes com desenvolvimento motor normal e oito crianças com PC do tipo hemiplegia espástica capazes de deambular sem dispositivos de auxílio de marcha foram solicitadas a caminhar em um espaço contido no campo visual de dois instrumentos: câmera digital e sistema tridimensional de análise de movimento Qualisys Pro-Reflex. As medidas de duração das fases de apoio e balanço e o tempo total do ciclo da marcha foram calculados a partir da análise de vídeos de câmera digital e comparados às medidas obtidas pelo Qualisys Pro-Reflex, considerado sistema de alta acurácia.

RESULTADOS:

O Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI) demonstrou concordância excelente (CCI>0,90) nas medidas dos dois grupos, exceto para a fase de balanço dos lactentes (CCI=0,35). O erro padrão das medidas foi menor que 0,02 segundos para todas as mensurações.

CONCLUSÕES

: Resultados revelam semelhança entre os dois instrumentos, sugerindo que a câmera digital pode ser instrumento válido para quantificação de dois parâmetros temporais da marcha. Tal congruência tem relevância clínica e científica, preconizando uso da câmera digital como recurso auxiliar à avaliação e documentação de efeitos terapêuticos das intervenções direcionadas à marcha de crianças com PC.

marcha; lactentes; paralisia cerebral; processamento de imagem assistida por computador; reabilitação


Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia Rod. Washington Luís, Km 235, Caixa Postal 676, CEP 13565-905 - São Carlos, SP - Brasil, Tel./Fax: 55 16 3351 8755 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: contato@rbf-bjpt.org.br