Acessibilidade / Reportar erro

Dor lombar em adolescentes e fatores associados: Um estudo transversal com escolares

Objetivo:

Determinar a prevalência de dor lombar não específica e fatores associados em escolares.

Método:

Este estudo transversal investigou 343 adolescentes, com idade entre 12 e 15 anos, de ambos os sexos, de escolas públicas municipais. O questionário abordava características sociodemográficas, tipo de transporte escolar, índice de massa corporal e dor lombar. O desfecho foi definido como desconforto localizado abaixo da margem costal e acima das pregas glúteas inferiores nos últimos 12 meses.

Resultados:

A prevalência de lombalgia no último ano foi de 57% (n=195) entre os participantes, sem diferença significativa entre os sexos (RP=1,13; IC95% 0,93-1,37). O avanço da idade e o índice de massa corporal foram as variáveis associadas à presença de dor lombar na análise bivariada. O permanecer sentado na escola em dias habituais foi apontado como uma das principais atividades desencadeadoras dos sintomas que tiveram duração de até sete dias para a maioria (80%) dos adolescentes.

Conclusões:

A dor lombar apresentou alta prevalência, indicando que é uma condição comum entre esses adolescentes. Não houve diferença entre os sexos, entretanto teve influência da idade e do índice de massa corporal. Nossos resultados apontam para a necessidade de estudos epidemiológicos sobre dor lombar entre crianças e adolescentes.

dor lombar; prevalência; epidemiologia; adolescente; reabilitação


Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia Rod. Washington Luís, Km 235, Caixa Postal 676, CEP 13565-905 - São Carlos, SP - Brasil, Tel./Fax: 55 16 3351 8755 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: contato@rbf-bjpt.org.br