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Perfil socioeconômico-cultural de uma universidade aberta à terceira idade: reflexo da realidade brasileira?

Socio-economic and cultural profile in an open university of the third age: a reflection of the Brazilian reality?

Resumos

OBJETIVO: comparar os dados socioeconômicos e culturais de alunos de uma Universidade Aberta à Terceira Idade de uma instituição de ensino superior pública alagoana aos dados equivalentes do Estado de Alagoas da população brasileira de mesma faixa etária. MÉTODO: estudo transversal comparativo, realizado com os 460 participantes das três primeiras turmas da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) de uma universidade pública de Alagoas. Compararamse às populações do estado de Alagoas e do Brasil: sexo, idade, escolaridade, composição do domicílio, renda, profissão, estado civil, participação em atividades na comunidade, expectativas em relação à UATI e forma pela qual o aluno havia tomado conhecimento do programa UATI. RESULTADOS: os estudantes da UATI diferem de forma estatisticamente significante da população alagoana e brasileira no que se refere à distribuição de sexo, idade, tipo de domicílio, escolaridade e ocupação (p ≤ 0,05). A maioria é casada, exerce atividades religiosas na comunidade, busca crescimento pessoal, além de lazer e distração, e tomou conhecimento da UATI por meio da televisão e amigos. CONCLUSÕES: O perfil encontrado não reflete a realidade brasileira, ressaltando a necessidade de que as UATIs, enquanto programas de promoção à saúde, incluam os idosos de classes socioeconômicas e culturais menos favorecidas.

Idoso; Promoção da saúde; Universidades; Saúde do idoso; Envelhecimento


AIM: to compare socio-economic and cultural data from participants of a University Open to Seniors of a university in the State of Alagoas to equivalent data from the Brazilian and Alagoas' state population of the same age group. METHOD: A comparative cross-sectional study conducted with 460 participants from the three first classes of the University for the Third Age (UATI) of a public University in Alagoas. The participants were compared to the population of Alagoas state and Brazil by: sex, age, education, household composition, income and occupation, describing also the marital status, participation in community activities, expectations regarding UATI and the way the student had learned of the UATI program. RESULTS: The students of this UATI show statistically significant difference as compared to the population of Alagoas and Brazil regarding the distribution of sex, age, type of residence, education and occupation (p≤ 0.05). Most are married, active in the religious community, seeking personal growth, and leisure and distraction in UATI and heard of UATI through television and friends. CONCLUSIONS: the profile found does not reflect the Brazilian reality, stressing the need for UATIs, such as programs to promote health, including the elderly of socio-economic and cultural disadvantaged classes.

Aged; Promotion of health; Universities; Aging health; Aging


ARTIGOS ORIGINAIS ORIGINAL ARTICLES

Perfil socioeconômico-cultural de uma universidade aberta à terceira idade: reflexo da realidade brasileira?

Socio-economic and cultural profile in an open university of the third age: a reflection of the Brazilian reality?

Francelise Pivetta RoqueI; Briza Rocha VinhasII; Felipe Lima RebêloII; Helen Arruda GuimarãesI; Laís Záu Serpa de AraújoIII; Bárbara Niegia Garcia de GoulartIV; Brasília Maria ChiariV

I Faculdade de Fonoaudiologia. Programa de Extensão Interdisciplinar Pró-Idoso. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Maceió, AL, Brasil

II Curso de Especialização em Geriatria e Gerontologia. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Maceió, AL, Brasil

III Departamento de Patologia – Bioética. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Maceió, AL, Brasil

IVUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil

V Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Fonoaudiologia. São Paulo, SP, Brasil. Estudo desenvolvido em parceria entre o Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo e o da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Correspondência / Correspondence Correspondence Correspondência / Francelise Pivetta Roque E-mail: franceliseroque@yahoo.com.br

RESUMO

OBJETIVO: comparar os dados socioeconômicos e culturais de alunos de uma Universidade Aberta à Terceira Idade de uma instituição de ensino superior pública alagoana aos dados equivalentes do Estado de Alagoas da população brasileira de mesma faixa etária.

MÉTODO: estudo transversal comparativo, realizado com os 460 participantes das três primeiras turmas da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) de uma universidade pública de Alagoas. Compararamse às populações do estado de Alagoas e do Brasil: sexo, idade, escolaridade, composição do domicílio, renda, profissão, estado civil, participação em atividades na comunidade, expectativas em relação à UATI e forma pela qual o aluno havia tomado conhecimento do programa UATI.

RESULTADOS: os estudantes da UATI diferem de forma estatisticamente significante da população alagoana e brasileira no que se refere à distribuição de sexo, idade, tipo de domicílio, escolaridade e ocupação (p ≤ 0,05). A maioria é casada, exerce atividades religiosas na comunidade, busca crescimento pessoal, além de lazer e distração, e tomou conhecimento da UATI por meio da televisão e amigos.

CONCLUSÕES: O perfil encontrado não reflete a realidade brasileira, ressaltando a necessidade de que as UATIs, enquanto programas de promoção à saúde, incluam os idosos de classes socioeconômicas e culturais menos favorecidas.

Palavras-chave: Idoso. Promoção da saúde. Universidades. Saúde do idoso. Envelhecimento.

ABSTRACT

AIM: to compare socio-economic and cultural data from participants of a University Open to Seniors of a university in the State of Alagoas to equivalent data from the Brazilian and Alagoas' state population of the same age group.

METHOD: A comparative cross-sectional study conducted with 460 participants from the three first classes of the University for the Third Age (UATI) of a public University in Alagoas. The participants were compared to the population of Alagoas state and Brazil by: sex, age, education, household composition, income and occupation, describing also the marital status, participation in community activities, expectations regarding UATI and the way the student had learned of the UATI program.

RESULTS: The students of this UATI show statistically significant difference as compared to the population of Alagoas and Brazil regarding the distribution of sex, age, type of residence, education and occupation (p≤ 0.05). Most are married, active in the religious community, seeking personal growth, and leisure and distraction in UATI and heard of UATI through television and friends.

CONCLUSIONS: the profile found does not reflect the Brazilian reality, stressing the need for UATIs, such as programs to promote health, including the elderly of socio-economic and cultural disadvantaged classes.

Key words: Aged. Promotion of health. Universities. Aging health,.Aging.

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Recebido: 07/4/2009

Revisado: 14/2/2010

Aprovado: 02/8/2010

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  • Correspondence

    Correspondência /
    Francelise Pivetta Roque
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      18 Out 2012
    • Data do Fascículo
      Mar 2011

    Histórico

    • Recebido
      07 Abr 2009
    • Revisado
      14 Fev 2010
    • Aceito
      02 Ago 2010
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