Programa de prevenção de internação para idosos na saúde suplementar: um relato de caso

Health Program for the prevention of hospitalization of the elderly in the private health care sector: a case study

Kylza Estrella Cid Manso Vianna Anne A. Sant'Anna Fabiana Braunstein Bassan Sobre os autores

RESUMO

INTRODUÇÃO:

Este trabalho visa a apresentar um programa de prevenção de internação hospitalar para idosos na saúde suplementar e descrever as características da população sob intervenção do mesmo.

MÉTODO:

o programa realiza a captação de indivíduos de risco, com idade maior ou igual a 65 anos, aplicando um questionário de risco para internação hospitalar. Indivíduos de risco são contatados por telefone e convidados a participar do programa. Idosos que recusam o programa permanecem em cuidado usual, e os que o aceitam são visitados por enfermeira, em ambiente domiciliar para uma avaliação multidimensional. De acordo com essa avaliação, idosos são distribuídos em grupos funcionais que vão determinar seu acompanhamento por equipe multidisciplinar.

RESULTADOS:

627 indivíduos aceitam o programa e 392 recusam. O sexo feminino é prevalente em ambos os grupos, assim como a idade média é semelhante. A maioria é casada, 19% das mulheres vivem sós, em oposição a 9% dos homens. Percentual de analfabetos é menor do que outros estudos; 67% dos usuários do programa apresentam têm três ou mais doenças crônicas; 49,6% apresentam limitação funcional em ao menos uma atividade de vida diária, enquanto 20% apresentam dependência total.

CONCLUSÃO:

É marcante a dependência funcional nos idosos do programa, o que fala a favor da presença de seleção adversa na adesão ao programa. A diferença para escolaridade sugere uma representação da classe socioeconômica na saúde suplementar. Sugere-se que modelos assistenciais de atenção integral à saúde do idoso sejam desenvolvidos na saúde suplementar.

Palavras-chave:
Idoso; Prevenção & Controle; Assistência Domiciliar; Saúde Suplementar; Planejamento de Assistência ao Paciente; Planejamento Assistencial.

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com
Accessibility / Report Error