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Processo de envelhecimento: percepções de docentes da rede básica de educação do município de Uruguaiana-RS

Aging process: perceptions of elementary school teachers of the municipal education in Uruguaiana-RS, Brazil

OBJETIVO:

Verificar a percepção do processo de envelhecimento humano pelos docentes da rede pública de educação básica de Uruguaiana-RS.

MÉTODOS:

Trata-se de estudo descritivo, cuja amostra foi composta por 13 educadores que responderam a um questionário, previamente validado por pesquisadores da área, contendo oito perguntas. As respostas foram posteriormente lidas, analisadas e categorizadas por meio da técnica de análise de conteúdo.

RESULTADOS:

Encontraram-se aspectos positivos e negativos na investigação, de acordo com os valores socioculturais de cada docente. Os educadores encaram o envelhecimento como uma etapa de transferência e partilha de experiências e conhecimentos e, apesar das adversidades e problemas de saúde que supostamente enfrentarão, têm uma visão otimista desse processo.

CONCLUSÕES:

Os relatos afirmaram que a qualidade de vida futura é reflexo da atual. Assim, a autopercepção pode levar à mudança de comportamento de uma comunidade, proporcionando uma ótica diferente desse ciclo biológico. Ressalta-se a importância de se investir em estudos de conscientização para eliminar preconceitos e estereótipos comuns às pessoas em relação a essa etapa da vida, especialmente junto a esse público que é formador de opinião.

Envelhecimento; Idoso; Docentes; Percepção


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