Acessibilidade / Reportar erro

Uma contribuição para o crescimento da ciência no campo geriátrico e gerontológico nacional e internacional

A contribution to the growth of science in the national and international field of geriatrics and gerontology

EDITORIAL EDITORIAL

Uma contribuição para o crescimento da ciência no campo geriátrico e gerontológico nacional e internacional

A contribution to the growth of science in the national and international field of geriatrics and gerontology

Para redigir este editorial, decidimos revistar os primeiros números da Série Textos sobre Envelhecimento, marco inaugural da trajetória que conduziu à Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, que nos traz aos dias de hoje.

No ano de 1998, publicamos o primeiro volume com dois textos escritos por pesquisadores da equipe da UnATI-UERJ. Somente um ano depois veio a público o segundo volume, também com dois trabalhos de autoria de nossa equipe.

Em 2000, passamos a publicar dois volumes ao ano e excluímos a expressão "Série" do título da publicação, assumindo seus novos rumos: a construção de um periódico aberto à participação da comunidade científica. Divulgamos três artigos em cada número da revista nesse ano, passando a cinco textos por edição em 2002. Nos dois anos seguintes, foi aumentando o número de artigos publicados e novas seções foram criadas, indicando as perspectivas favoráveis que essa iniciativa contemplava para um futuro breve.

Em 2005, assumimos o desafio da periodicidade quadrimestral, em função do incremento na entrada de originais qualificados para divulgação, já oriundos de diversas áreas do conhecimento e de todo o território nacional.

Oito anos após seu nascimento, transformam-se os Textos sobre Envelhecimento na Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, totalmente reformulada, ao mesmo tempo em que reafirmava seus preceitos fundamentais

A linha editorial seguirá os pressupostos básicos do trabalho bem-sucedido desenvolvido na UnATI nos últimos 13 anos, reconhecido como paradigma de modelo de cuidado integral à saúde. Dessa forma, nosso foco estará no debate, pesquisa, interdisciplinaridade, participação social, promoção, na assistência e reabilitação da saúde. Também compõem a grade de interesse os mais relevantes conceitos de Saúde Coletiva e de metodologia científica relacionados ao campo geriátrico e gerontológico. A concepção da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia leva em conta o escopo e a complexidade do envelhecimento humano, reclamando uma superação dos modelos predominantes no País (VERAS, 2006).

Segue a RBGG até 2010, crescendo em número de originais recebidos, recusados e publicados. Amplia-se o leque de origens geográficas dos trabalhos submetidos, alcançando a América Latina e a Europa. Além de indexações nacionais, como EDUBASE, insere-se a revista em bases internacionais como LILACS, LATINDEX e o Directory of Open Access Journals.

A partir de 2011, passaremos à publicação trimestral da RBGG. Mais um importante esforço que se mostra afinado com os rumos da ciência brasileira, em seu crescimento nacional e internacional. Esta é a nossa contribuição.

Shirley Donizete Prado

Editora Associada

Conceição Ramos de Abreu

Editora Executiva

  • 1 VERAS Renato. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol [periódico na Internet]. 2006  [citado 26 mar 2011]; 9(1): 5-6. Disponível em: http://revista.unati.uerj.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232006000100001&lng=pt
  • 1
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      18 Out 2012
    • Data do Fascículo
      Mar 2011
    Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
    E-mail: revistabgg@gmail.com