Testes de equilíbrio e mobilidade funcional na predição e prevenção de riscos de quedas em idosos

Balance and mobility functional tests in the prediction and prevention of risks of falls in elderly

Paula Maria Machado Arantes Castro Alice Martins de Magalhães Adriana Leite Curcio Cruz Núbia Suely Ribeiro Dutra Reis Sobre os autores

INTRODUÇÃO:

A prevenção da ocorrência de quedas em idosos é um desafio para os profissionais da área da saúde. Um dos aspectos mais relevantes para tal prevenção é a detecção precoce de fatores de risco para quedas. Dentre estes, destaca-se o declínio do equilíbrio e da mobilidade funcional.

OBJETIVOS:

Avaliar a ocorrência de quedas e seus fatores associados e identificar os pontos de corte de testes de equilíbrio e mobilidade funcional mais adequados para identificar idosos ativos na comunidade com risco de quedas.

METODOLOGIA:

Estudo transversal composto por 127 idosos ativos na comunidade de Itabira-MG, avaliados quanto às características clínicas e sociodemográficas e ao equilíbrio e mobilidade funcional testes sentado para de pé, semi-tandem, step teste e velocidade da marcha de seis metros.

RESULTADOS:

A prevalência de quedas no ano anterior foi 25,2%, sendo 8,6% para quedas recorrentes. A ocorrência de quedas apresentou associação apenas com a variável "gênero", sendo maior a chance de cair entre as mulheres. Os pontos de corte para os testes sentado para de pé, step teste e velocidade da marcha foram 8,5 segundos, 7,5 segundos e 0,98 m/s, respectivamente.

CONCLUSÃO:

Os resultados demonstraram ser importante adequar os pontos de corte dos testes de equilíbrio e mobilidade ao perfil da população avaliada. Sem essa adequação, os testes têm sua sensibilidade e especificidade comprometidas na identificação de idosos com risco de cair.

Idoso; Equilíbrio Postural; Mobilidade Funcional; Acidentes por Quedas


Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com