Accessibility / Report Error

Satisfação com as relações e apoios familiares segundo idosos cuidadores de idosos

Ana Elizabeth dos Santos Lins Carola Rosas Anita Liberalesso Neri Sobre os autores

Resumo

Objetivo:

Investigar associações entre a satisfação de cuidadores familiares de idosos com as relações familiares; variáveis sociodemográficas; tipos, direções, suficiência e ônus dos apoios familiares; e número de parceiros sociais envolvidos.

Método:

Estudo transversal descritivo e analítico com amostra de conveniência de 148 idosos cuidadores de familiares que respondiam pelo cuidado a idosos com dependência física e cognitiva, recrutados em clínicas médicas e serviços domiciliares em cidades do interior de São Paulo, Brasil. Responderam escala de funcionalidade familiar (adaptação, companheirismo, crescimento, afetividade e capacidade resolutiva) e a questões sobre estrutura da família, dinâmica e avaliação dos apoios. Utilizou-se os testes qui-quadrado e exato de Fisher para comparar frequências para pontuação dos dois níveis de satisfação (baixo e intermediário, e alto). Para analisar relações entre alta satisfação e demais variáveis usou-se análise de regressão logística univariada e hierárquica.

Resultados:

Alta satisfação associou-se com reciprocidade e suficiência dos apoios emocionais e com ausência de ônus na oferta de ajudas instrumentais. Suficiência dos apoios emocionais foi a variável que se associou de forma mais robusta com alta satisfação com às relações familiares.

Conclusão:

Para a satisfação de cuidadores de idosos com a funcionalidade familiar, a qualidade do apoio é melhor do que quantidade, a reciprocidade é mais importante do que unidirecionalidade e o suporte emocional mais importante do que outros tipos de suporte.

Palavras-chave:
Dinâmica Familiar; Suporte Social; Avaliação; Idoso Fragilizado; Cuidador Familiar.

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com