Acessibilidade / Reportar erro

Perfil multidimensional dos idosos participantes da campanha de vacinação contra influenza

Objetivo:

Apresentar o perfil multidimensional das condições de vida de um grupo de idosos participantes de campanha de vacinação contra influenza.

Método

: Estudo quantitativo, do tipo transversal. Participaram 225 idosos vacinados na campanha nacional de vacinação contra influenza, residentes em Uruguaiana-RS, e a seleção foi por amostra de conveniência nos 13 centros de saúde do município. Foi realizada entrevista com roteiro estruturado e para análise dos dados utilizou-se a estatística simples.

Resultados

: A maioria dos idosos era do sexo feminino (62,2%), estava na faixa etária entre 60 e 70 anos (64,8%), casada (40,4%), possuía renda mensal de até um salário mínimo (55,5%), usava o Sistema Único de Saúde (79,1%) e referiu ter boa saúde (63,5%). Como atividades de lazer, o destaque foi assistir TV. A totalidade das idosas participantes, e 94,1% dos idosos, defenderam ter fé, com destaque para participação nas religiões católica e evangélica. Características que possibilitam a longevidade: alimentação adequada e hábitos de vida saudáveis. Dentre os aspectos importantes na vida dos idosos ressalta-se a família e a saúde. Em relação aos principais problemas do país, sobressaíram: alcoolismo, drogas, criminalidade, violência, corrupção dos políticos. Todos os idosos eram independentes para atividades básicas e instrumentais da vida diária.

Conclusão

: Conhecer as condições de vida dos idosos possibilita à equipe de saúde e gestores subsídios para a implantação e o desenvolvimento de políticas públicas adequadas para esse grupo populacional.

Idoso; Condições Sociais; Saúde do Idoso


Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com