Percepções de cuidado entre casais idosos

Eloise Panagio Silva Iara Sescon Nogueira Célia Maria Gomes Labegalini Ligia Carreira Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera Sobre os autores

Resumo

Objetivo:

Analisar as percepções de cuidado entre casais idosos.

Método:

Pesquisa qualitativa do tipo exploratório-descritiva, desenvolvida em um município da região Norte Central do Paraná-Brasil, durante os meses de maio a junho de 2017. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, realizada no domicílio de 15 casais de idosos, analisados por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin, e discutidos à luz da Teoria de Cuidado Transpessoal de Jean Watson.

Resultados:

Emergiram três categorias temáticas: 1) Significado atribuído ao cuidado mútuo; 2) Atividades cotidianas como formas de cuidado e 3) Sentimentos que permeiam o cuidado entre casais idosos.

Conclusão:

Os casais de idosos possuem percepções multifacetadas de cuidado permeadas pelo relacionamento emocional, pelo vínculo, pela parceria e pelas atividades cotidianas. Torna-se necessário que os profissionais de saúde cuidem do casal de idosos e que culminem em assistência integral e de qualidade, compreendendo as múltiplas dimensões do cuidado vividas e suas influências na saúde e no bem-estar.

Palavras-chave:
Saúde do Idoso; Atenção Primária à Saúde; Enfermagem; Cuidados de Enfermagem

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com
Accessibility / Report Error