Resumo
Objetivo:
Comparar o desempenho cognitivo de idosos praticantes e não praticantes de exercícios físicos (EF), considerando algumas variáveis sociodemográficas e relacionadas à prática de atividades cognitivas.
Método:
Participaram deste estudo 59 idosos divididos em grupo controle (GC) e grupo ginástica (GG). Utilizou-se oVienna Test System ® para estimar atenção e concentração, tempo de reação simples e percepção periférica dos participantes. Para testar a normalidade dos resultados utilizou-se o teste de Shapiro Wilk. A associação entre EF e as variáveis socioeconômicas foi verificada através do teste qui-quadrado e o teste exato de Fisher. Na comparação das diferenças entre grupos utilizou-se o teste U de Mann- Whitney para variáveis com distribuição não paramétrica, e o teste T de Student para amostras independentes para demais variáveis.
Resultados:
Não houve diferenças significativas no desempenho dos grupos, exceto na variável capacidade de atenção e concentração a qual o GC apresentou melhor desempenho (p=0,01). Fatores como nível de escolaridade (p=0,02), renda (p=0,001) e prática de trabalhos manuais (0,06) associaram-se ao melhor desempenho do GC.
Conclusão:
Este estudo não encontrou evidências de que a prática do EF possa gerar algum benefício cognitivo em idosos quando comparados a idosos que não praticavam EF regularmente. No entanto percebe-se a existência de outros aspectos influenciadores da cognição, como a escolaridade, nível sociocultural e o hábito da leitura, que possuem um grau de importância significativo na análise.
Palavras-chave:
Envelhecimento; Tempo de Reação; Atenção; Desempenho Psicomotor; Acuidade Visual