Base de Dados |
Título do artigo |
Autor |
Ano de publicação |
País de origem |
Resultados principais |
PubMed |
Associations of Near-Miss Traffic Incidents with Attention and Executive Function among Older Japanese Drivers
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Makizako H, Shimada H, Hotta R, Doi T, Tsutsumimoto K, Nakakubo S, et al.1414 Makizako H, Shimada H, Hotta R, Doi T, Tsutsumimoto K, Nakakubo S, et al. Associations of near-miss traffic incidents with attention and executive function among older japanese drivers. Gerontology [Internet]. 2018 [acesso em 17 fev. 2019];64(5):495-502. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29428957
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2942...
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2018 |
Japão |
Deficit de acuidade visual e auditiva aumentaram o risco de colisão de veículos entre motoristas idosos. A atenção pode ser um dos contribuintes mensuráveis e modificáveis relacionados a acidentes de carro na população geral de motoristas mais velhos. |
PubMed |
What are the differences in injury patterns of young and elderly traffic accident fatalities considering death on scene and death
in hospital?
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Heinrich D, Holzmann C, Wagner A, Fischer A, Pfeifer H, Graw M, et al.1515 Heinrich D, Holzmann C, Wagner A, Fischer A, Pfeifer H, Graw M, et al. What are the differences in injury patterns of young and elderly traffic accident fatalities considering death on scene and death in hospital? Int J Legal Med [Internet]. 2017 [acesso em 28 ago. 2019];131(4):1023-37. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28180986
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2818...
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2017 |
Alemanha |
A maioria dos óbitos foi de pedestres, causados por politraumas. A maior parte das mortes na cena do acidente foi decorrente de lesões torácicas e pélvicas, enquanto no hospital lesões abdominais. |
PubMed |
Age-related differences in fatal intersection crashes in the United States
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Lombardi DA, Horrey WJ, Courtney TK.1616 Lombardi DA, Horrey WJ, Courtney TK. Age-related differences in fatal intersection crashes in the United States. Accid Anal Prev [Internet]. 2017 [acesso em 28 jan. 2019];99(Pt A):20-9. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27855312
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2785...
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2017 |
USA |
Os acidentes envolvendo idosos ocorreram, na maioria das vezes, durante o dia, de terça a sexta-feira, com velocidade de colisão menor em comparação com os acidentes envolvendo pessoas mais jovens. Os motoristas mais velhos estiveram mais propensos a cometer falhas no que diz respeito à culpabilidade pelo acidente. |
PubMed |
Features of fatal injuries in older cyclists in vehicle-bicycle accidents in Japan
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Matsui Y, Oikawa S, Hitosugi M.1717 Matsui Y, Oikawa S, Hitosugi M. Features of fatal injuries in older cyclists in vehicle: bicycle accidents in Japan. Traffic Inj Prev [Internet]. 2017 [acesso em 17 jan. 2019];19(1):60-5. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28581829
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2858...
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2017 |
Japão |
Lesões de cabeça foram as causas mais comuns de mortes de ciclistas com mais de 75 anos após colisões com veículos, com severidade de lesões mesmo em baixas velocidades. |
ScienceDirect |
Predictors of older drivers’ involvement in rapid deceleration events
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Chevalier A, Coxon K, Chevalier AJ, Clarke E, Rogers K, Brown J, et al.1818 Chevalier A, Coxon K, Chevalier AJ, Clarke E, Rogers K, Brown J, et al. Predictors of older drivers’ involvement in rapid deceleration events. Accid Anal Prev [Internet]. 2017 [acesso em 17 jan. 2019];98:312-9. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27810673
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2781...
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2017 |
Austrália |
64% dos participantes envolveram-se em pelo menos um evento de desaceleração rápida durante um ano, sendo os mais envolvidos os motoristas mais velhos, com declínio na sensibilidade e com confiança reduzida. |
PubMed |
Elderly road collision injury outcomes associated with seat positions and seatbelt use in a rapidly aging society - A case study in South Korea
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Noh Y, Yoon Y.1919 Noh Y, Yoon Y. Elderly road collision injury outcomes associated with seat positions and seatbelt use in a rapidly aging society: a case study in South Korea. PLoS ONE [Internet]. 2017 [acesso em 17 jan. 2019];12(8):1-13. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0183043
https://journals.plos.org/plosone/articl...
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2017 |
Coreia do Sul |
Quando comparados os idosos mais novos (65 a 74 anos) com os mais velhos (75 anos ou mais), observou-se que havia maior probabilidade dos mais velhos sofrerem lesão grave. As lesões graves devido à ausência de cinto de segurança também foram maiores em idosos. A aplicação adequada do uso de restrições de segurança desempenha um papel importante na redução de lesões em idosos nestes acidentes. |
LILACS |
Tendência da mortalidade por acidentes de transporte terrestre em idosos no Brasil |
Scolari GAS, Derhun FM, Rossoni DF, MathiasTAF, Fernando CAM, Carreira L.2020 Scolari GAS, Derhun FM, Rossoni DF, Mathias TAF, Fernando CAM, Carreira L. Trend in mortality of elderly by land transport accidents In Brazil. Cogitare Enferm [Internet]. 2017 [acesso em 17 jan. 2019];22(3):1-9. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/50170/pdf_en
https://revistas.ufpr.br/cogitare/articl...
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2017 |
Brasil |
27% das causas de óbito registradas foram por acidentes de transporte terrestre. Apresentaram maior tendência crescente: a região Nordeste, acidentes envolvendo idosos pedestres, ciclistas, motociclistas e ocupantes de automóvel. Os idosos são mais susceptíveis ao atropelamento. |
SciELO |
Trauma por acidente de trânsito no idoso: fatores de risco e consequências |
Santos AMR, Rodrigues RAP, Diniz MA.2121 Santos AMR, Rodrigues RAP, Diniz MA. Trauma by traffic accident in elderly people risk factors and consequences. Texto & Contexto Enferm [Internet]. 2017 [acesso em 17 jan. 2019];26(2):2-10. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v26n2/pt_0104-0707-tce-26-02-e4220015.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tce/v26n2/pt_01...
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2017 |
Brasil |
Predominaram os idosos acidentados entre 60 a 79 anos, sexo masculino, casados, com ensino fundamental, pedestres, seguidos dos motociclistas, não alcoolizados. |
ScienceDirect |
Pedestrian injury risk and the effect of age
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Niebuhr T, Junge M, Rosén E.2222 Niebuhr T, Junge M, Rosén E. Pedestrian injury risk and the effect of age. Accid Anal Prev [Internet]. 2016 [acesso em 17 jan. 2019];86:121-8. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0001457515301081?via%3Dihub
https://www.sciencedirect.com/science/ar...
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2016 |
Alemanha |
A idade e as condições físicas são os principais fatores de risco para lesões no trânsito, sendo que as extremidades de faixa etárias - mais jovens e mais velhos - apresentam risco maior de fatalidades. O risco para os idosos é o dobro dos adultos, com consequências mais graves para os idosos acima de 65 anos. |
PubMed |
The characterization of drug and alcohol use among senior drivers fatally injured in U.S. motor vehicle collisions, 2008 2012
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Rudisill TM, Zhu M, Abate M, Davidov D, Delagarza V, Long DL, et al.2323 Rudisill TM, Zhu M, Abate M, Davidov D, Delagarza V, Long DL, et al. The characterization of drug and alcohol use among senior drivers fatally injured in U.S. motor vehicle collisions, 2008-2012. Traffic Inj Prev [Internet]. 2016 [acesso em 17 jan. 2019];17(8):788-95. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5039044/
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2016 |
USA |
20% dos condutores testados foram considerados fármaco-positivos. A maior prevalência foi em idosos de 65-69 anos. As drogas mais registradas foram os antidepressivos e os narcóticos, bem como benzodiazepínicos. Os testes positivos para drogas foram 43% mais propensos a não usar um cinto de segurança no momento da colisão. |
PubMed |
Age-Related Differences in Vehicle Control and Eye Movement Patterns at Intersections: Older and Middle-Aged Drivers
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Yamani Y,Horrey WJ, Liang Y, Fisher DL.2424 Yamani Y, Horrey WJ, Liang Y, Fisher DL. Age-related differences in vehicle control and eye movement patterns at intersections: older and middle-aged drivers. PLoS ONE [Internet]. 2016 [acesso em 17 jan. 2019];11(10):1-17. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article/file?id=10.1371/journal.pone.0164124&type=printable
https://journals.plos.org/plosone/articl...
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2016 |
EUA |
Os condutores mais velhos apresentaram dificuldade em executar tarefas simultâneas. Pilotos mais velhos (acima de 70 anos) enfrentam um risco elevado de um acidente de veículo fatal nos cruzamentos, visto que os motoristas idosos geralmente não executam os olhares secundários para perigos potenciais nos cruzamentos. |
Scielo |
Trauma em idosos: acesso ao sistema de saúde pelo atendimento pré-hospitalar móvel. |
Silva HC, Pessoa RL, Menezes RMP.2525 Silva HC, Pessoa RL, Menezes RMP. Trauma in elderly people: access to the health system through pre-hospital care. Rev Latinoam Enferm [Internet]. 2016 [acesso em 17 jan. 2019];24:1-8. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v24/0104-1169-rlae-24-02690.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v24/0104-1...
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2016 |
Brasil |
Entre as vítimas de trauma, prevaleceu o público feminino, vítimas de queda, com suporte do atendimento pré-hospitalar (suporte básico à vida), e que foram transportadas à unidade terciária de referência. |
Scielo |
Programa de orientação com ênfase em práticas de autocuidado para motoristas idosos |
Almeida MHM, Caromano FA, Ribeiro SS, Batista MPP.2626 Almeida MHM, Caromano FA, Ribeiro SS, Batista MPP. An orientation program for elderly drivers with an emphasis on self-care practices. Rev Bras Geriatr Gerontol [Internet]. 2016 [acesso em 17 jan. 2019];19(2):303-11. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v19n2/en_1809-9823-rbgg-19-02-00303.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v19n2/en_1...
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2016 |
Brasil |
54% referiram dificuldade para dirigir, 42,9% relataram dificuldades emocionais e outros 42,9% referiram possuir, simultaneamente, dificuldades físicas, sensoriais e/ou cognitivas. Foram ressaltados também deficit com relação à educação, bem como fiscalização e punição às infrações de trânsito. |
PubMed |
Impact of road traffic accidents on the elderly
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Etehad H, Yousefzadeh-ChabokSh, Davoudi-Kiakalaye A, Dehnadi AM, Hemati H, Mohtasham-Amiri Z.2727 Etehad H, Yousefzadeh-Chabok SH, Davoudi-Kiakalaye A, Dehnadi AM, Hemati H, Mohtasham-Amiri Z. Impact of road traffic accidents on the elderly. Arch Gerontol Geriatr [Internet]. 2015 [acesso em 17 jan. 2019];61(3):489-93. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26321733
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2632...
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2015 |
Irã |
O estudo dividiu os idosos entre o grupo de <75 anos e >75 anos e, ao compará-los, evidenciou que a maioria dos acidentados foi do sexo masculino, casados, pedestres, acometidos por TCE e fraturas de extremidades, porém os idosos <75 anos permaneceram mais tempo hospitalizados, e a mortalidade foi maior em >75 anos. |
PubMed |
Incidence and related factors of traffic accidents among the older population in a rapidly aging society
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Hong K, Lee KM, Jang S.2828 Hong K, Lee KM, Jang S. Incidence and related factors of traffic accidents among the older population in a rapidly aging society. Arch Gerontol Geriatr [Internet]. 2015 [acesso em 17 jan. 2019];60(3):471-7. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0167494315000230
https://www.sciencedirect.com/science/ar...
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2015 |
Coreia do Sul |
A incidência de acidentes de trânsito com idosos coreanos foi estimada em 11.74/1.000 habitantes para homens e 7.65/1.000 habitantes para mulheres. Os fatores de risco mais encontrados foram: sintomas depressivos para ambos os sexos, empregabilidade para o sexo masculino e comorbidades como artrite para o feminino. |
SciELO |
Idosos atendidos em serviços de urgência no Brasil: um estudo para vítimas de quedas e de acidentes de trânsito. |
Freitas MG, Bonolo PF, Moraes EN, Machado CJ.2929 Freitas MG, Bonolo PF, Moraes EN, Machado CJ. Elderly patients attended in emergency health services in Brazil: a study for victims of falls and traffic accidents. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2015 [acesso em 17 jan. 2019];20(3):701-12. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000300701
http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
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2015 |
Brasil |
Principais vítimas de quedas: mulheres com baixa escolaridade, sem trabalho atual. Principais vítimas de acidentes de trânsito: homens mais jovens. Complicações foram encontradas semelhantemente em ambos os sexos. |
PubMed |
The effects of age, gender, and crash types on drivers’ injury-related health care costs
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Shen S, Neyens DM.3030 Shen S, Neyens DM. The effects of age, gender, and crash types on drivers’ injury-related health care costs. Accid Anal Prev [Internet]. 2015 [acesso em 17 jan. 2019];77:82-90. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0001457515000251?via%3Dihub
https://www.sciencedirect.com/science/ar...
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2015 |
USA |
A estimativa dos custos médios de saúde em 2007 em dólares americanos foi de $2310 para homens >65 anos e $2055 para mulheres >65 anos. Em termos de idade e gênero, os motoristas em grupos mais velhos têm custos mais elevados de cuidados de saúde do que os condutores nos grupos mais jovens. Os primeiros têm capacidade menor de se recuperarem das lesões, ocasionando tempo de internação mais elevado. |
PubMed |
Street crossing behavior in younger and older pedestrians: an eye- and head-tracking study
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Zito GA, Cazzoli D, Scheffler L, JägerM, Müri RM, Mosimann UP, et al.3131 Zito GA, Cazzoli D, Scheffler L, Jäger M, Müri RM, Mosimann UP, et al. Street crossing behavior in younger and older pedestrians: an eye- and head-tracking study. BMC Geriatrics [Internet]. 2015 [acesso em 17 jan. 2019];15:1-10. Disponível em: https://bmcgeriatr.biomedcentral.com/track/pdf/10.1186/s12877-015-0175-0
https://bmcgeriatr.biomedcentral.com/tra...
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2015 |
Suíça |
As pessoas mais velhas apresentaram desempenho significativamente pior no teste de acuidade visual. Os participantes mais velhos superestimaram significativamente sua velocidade de caminhada, mas precisavam de mais tempo para concluir a travessia da rua. Pedestres mais velhos têm mais dificuldades em analisar o movimento de uma aproximação de carro quando este ainda está longe, aumentando as decisões arriscadas e diminuindo o desempenho no cruzamento. |
ScienceDirect |
Crossing a two-way street: comparison of young and old pedestrians
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Dommes A, Cavallo V, Dubuisson JB, Tournier I, Vienne F.3232 Dommes A, Cavallo V, Dubuisson JB, Tournier I, Vienne F. Crossing a two-way street: comparison of young and old pedestrians. J Safety Res [Internet]. 2014 [acesso em 17 jan. 2019];50:27-34. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022437514000395
https://www.sciencedirect.com/science/ar...
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2014 |
EUA |
As habilidades funcionais diminuídas aumentaram o risco de colisão. Os idosos apresentaram falhas quando foi necessário aumentar a velocidade e o comprimento da passada em comparação aos jovens. Os idosos também tiveram dificuldade em processar as informações da cena visual, bem como não olhar diretamente para o tráfego, além de tomar mais decisões arriscadas em comparação aos participantes jovens. |
PubMed |
Comorbidities and Crash Involvement among Younger and Older Drivers
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Papa M, Boccardi V, Prestano R, Angellotti E, Desiderio M, Marano L, et al.3333 Papa M, Boccardi V, Prestano R, Angellotti E, Desiderio M, Marano L, et al. Comorbidities and crash involvement among younger and older drivers. PloS ONE [Internet]. 2014 [acesso em 18 jan. 2019];9(4):1-6. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0094564
https://journals.plos.org/plosone/articl...
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2014 |
Itália |
A carga de comorbidade é um fator de autolimitação entre os motoristas idosos, pois o aumento das comorbidades está associada à diminuição do envolvimento de colisões. Assim, a carga de comorbidades é um preditor de envolvimento em acidentes de trânsito, independente do gênero. |
PubMed |
Association Between Vision Impairment and Driving Exposure in Older Adults Aged 70 Years and Over: A Population-Based Examination
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Sandlin D, McGwin Jr G, Owsley C.3434 Sandlin D, McGwin Jr G, Owsley C. Association between vision impairment and driving exposure in older adults aged 70 years and over: a population-based examination. Acta Ophthalmol [Internet]. 2014 [acesso em 17 jan. 2019];92(3):207-12. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/aos.12050
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full...
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2014 |
EUA |
A velocidade de processamento visual reduzida foi o fator de risco mais forte para o envolvimento de motoristas mais velhos em colisões com veículos. A autorregulação foi uma estratégia altamente adaptativa no sentido de reduzir a exposição a este risco. |
PubMed |
Mature Driver Laws and State Predictors of Motor Vehicle Crash Fatality Rates Among the Elderly: A Cross-sectional Ecological Study
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Bell TM, Qiao N, Zarzaur BL.3535 Bell TM, Qiao N, Zarzaur BL. Mature driver laws and state predictors of motor vehicle crash fatality rates among the elderly: a cross-sectional ecological study. Traffic Inj Prev [Internet]. 2015 [acesso em 17 jan. 2019];16(7):669-76. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/15389588.2014.999858
https://www.tandfonline.com/doi/full/10....
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2014 |
EUA |
O excesso de peso e a porcentagem maior de idosos >65 anos com diplomas universitários foram associados ao aumento da taxa de colisões entre veículos. Um maior acesso aos serviços de saúde, como cuidados primários, acesso à medicação e cirurgias de urgência, foi associado a menores taxas de fatalidade. |
PubMed |
Gender differences among older drivers in a comprehensive driving evaluation
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Classen S, Wang Y, Crizzle AM, Winter SM, Lanford DN.3636 Classen S, Wang Y, Crizzle AM, Winter SM, Lanford DN. Gender differences among older drivers in a comprehensive driving evaluation. Accid Anal Prev [Internet]. 2013 [acesso em 17 jan. 2019];61:146-52. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0001457512003661
https://linkinghub.elsevier.com/retrieve...
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2013 |
EUA |
Os condutores mais velhos do sexo feminino apresentaram mais comportamentos de evitação auto relatados com relação à direção interestadual/rodovia, chuva e noite. As análises de contraste por sexo e idade revelaram que mais ênfase deve ser dada ao grupo de 75 anos de idade, em ambos os sexos, por falhar o teste em estrada. |
PubMed |
Effect of Driver’s Age and Side of Impact on Crash Severity along Urban Freeways: A Mixed Logit Approach
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Haleem K, Gan A.3737 Haleem K, Gan A. Effect of driver’s age and side of impact on crash severity along urban freeways: a mixed logit approach. J Safety Res [Internet]. 2013 [acesso em 17 jan. 2019];46:67-76. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022437513000285?via%3Dihub
https://www.sciencedirect.com/science/ar...
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2013 |
EUA |
A idade do motorista foi um importante preditor, cujos impactos das lesões, especialmente os impactos laterais, foram maiores em motoristas idosos. |
SciELO |
Estudo comparativo entre o trauma em idosos e não idosos atendidos em um Hospital Universitário de Curitiba |
Broska Júnior CA, Folchini AB, Ruediger RR.3838 Broska Júnior CA, Folchini AB, Ruediger RR. Comparative study of trauma in the elderly and non-elderly patients in a University Hospital in Curitiba. Rev Col Bras Cir [Internet]. 2013 [acesso em 17 jan. 2019];40(4):281-6. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rcbc/v40n4/en_v40n4a05.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rcbc/v40n4/en_v...
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2013 |
Brasil |
A maioria do atendimento por trauma na população idosa foi de mulheres. Os acidentes de trânsito foram a 2ª causa mais frequente, predominando os atropelamentos, e as fraturas de fêmur e TCE são as lesões mais susceptíveis nos idosos. |