Perfil bibliométrico da produção científica (inter)nacional da Enfermagem Gerontogeriátrica

Bibliometric profile the (inter)national scientific production of Geriatric Nursing

Kaio Keomma Aires Silva Medeiros Gabriela Maria Cavalcanti Costa Alexsandro Silva Coura Andressa Kaline Ferreira Araújo Suely Deysny de Matos Celino Sobre os autores

OBJETIVO:

Traçar o perfil bibliométrico da produção científica nacional e internacional da Enfermagem Gerontogeriátrica.

MÉTODO:

Estudo bibliométrico realizado nas bases de dados BDENF, IBECS, LILACS, MEDLINE, PubMed e SciELO, utilizando os descritores: enfermagem, assistência de enfermagem, idoso, saúde do idoso e geriatria. Foram selecionados 324 manuscritos, que foram gerenciados no programa JabRef Reference Manager 2.5, e os dados provenientes foram submetidos a análise estatística no software SPSS.

RESULTADOS:

Verificou-se que a publicação entre 2002 e 2011 é mais extensa; a maioria dos autores é formada por mestres ou doutores; as referências nacionais apresentam maior frequência; os artigos selecionados são, em sua maioria, de natureza quantitativa, de corte transversal e versam sobretudo acerca de doenças crônicas não transmissíveis; há carência de estudos em temáticas como: ética, acessibilidade e participação social; a maioria desses estudos foi classificada nos níveis de evidência 4 e 5, e publicados, em grande parte, nos periódicos com Qualis A1, A2 e B2.

CONCLUSÃO:

A produção científica da Enfermagem Gerontogeriátrica apresenta crescimento. Entretanto, existe a necessidade de os enfermeiros desenvolverem estudos considerando mais a literatura internacional, a interdisciplinaridade e os aspectos relacionados a independência e inserção social e de saúde do idoso.

Enfermagem; Enfermagem Geriátrica; Saúde do Idoso; Revisão


Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com