Accessibility / Report Error

Pessoas idosas institucionalizadas, transtornos depressivos e questões odontológicas: qual o estado da arte?

Resumo

Objetivo

Fazer um mapeamento e uma discussão sobre o conhecimento científico envolvendo o objeto de pesquisa Condições de saúde bucal e depressão em idosos institucionalizados.

Método

Revisão de Escopo do tipo mapeamento da literatura. O mapeamento dos dados selecionados foi feito pela técnica de sistematização de dados por meio da Análise de Conteúdo Somativa na perspectiva de Temas Manifestos nos textos. Após as exclusões foram selecionados 27 artigos.

Resultados

Com a análise dos artigos foi possível dividi-los em dois temas. Todos os continentes possuem publicações acerca do tema. Sobre sua metodologia, muitas pesquisas com desenho de estudos dedutivos foram realizadas e poucas pesquisas foram desenvolvidas com métodos indutivos.

Conclusão

O presente estudo identificou que existe uma interlocução entre algumas condições de saúde bucal (xerostomia e perda dentária) e prevalência de transtornos depressivos em idosos institucionalizados.

Palavras-Chave:
Instituições de Longa Permanência para idosos; Saúde Bucal; Depressão; Literatura de Revisão como Assunto

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com