Acessibilidade / Reportar erro

Influência de sintomas depressivos na qualidade de vida em homens diagnosticados com câncer de próstata

Resumo

Objetivo:

Avaliar a prevalência de sintomas depressivos em homens com diagnostico de câncer de próstata e a associação com escores de qualidade de vida e fatores relacionados ao tratamento

Métodos:

Estudo transversal composto por 85 homens, com média de idade de 66±8 anos, diagnosticados com câncer de próstata; utilizou-se um questionário com instrumentos previamente validados onde investigaram-se as características sociais, demográficas, econômica, história da doença, qualidade de vida (European Organization for Research and Treatment of Cancer Quality of Life Questionnaire C30 - EORTC QLQ-C30/ QLQ-PR25) e sintomas depressivos (Inventário de Depressão de Beck). Foi considerado como desfecho a presença de sintomas depressivos, sendo realizadas análises estatísticas por meio do teste qui-quadrado, teste Exato de Fisher, teste U de Mann Whitney e Regressão de Poisson (p<0,05).

Resultados:

Foram encontrados resultados significativos para a qualidade de vida na escala funcional, saúde global e sintomática (p<0,001), em relação aos sintomas depressivos. Demonstrando que a presença de sintomas depressivos está relacionada à qualidade de vida mais negativa.

Conclusões:

Para a melhor compreensão sobre o câncer prostático e suas consequências na qualidade de vida dos pacientes faz-se necessário levar em consideração as possíveis alterações nos aspectos psicológicos ocorridos diante da realidade dessa doença, uma vez que os sintomas depressivos têm sido frequentes em pacientes no tratamento do câncer de próstata.

Palavras-chave:
Neoplasia da Próstata; Qualidade de Vida; Sintomas Depressivos

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com