Resumo
Objetivo:
Delinear o perfil social e demográfico dos diferentes arranjos domiciliares de idosos, bem como calcular o gasto médio anual do consumo desses arranjos, de acordo com os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (2008/2009).
Método:
Trata-se de uma pesquisa com caráter quantitativo, descritivo, com corte transversal, a qual se utilizaram dados secundários, extraídos dos microdados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (2008/2009) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Para delinear o perfil social e demográfico dos diferentes arranjos domiciliares foi realizada uma análise exploratória dos dados. Já para identificar se existia desigualdade na distribuição do consumo foi utilizado o índice de Gini.
Resultados:
Os resultados permitiram constatar que os consumidores idosos já podem ser vistos como constituintes de novas gerações, a maioria deles possui apenas ensino fundamental e reside na área urbana do país. Houve uma predominância feminina como chefe dos arranjos domiciliares sem a presença de cônjuge. Ao verificar a distribuição do consumo anual de todas as famílias, encontrou-se um maior peso das categorias: despesas diversas, habitação, transporte e alimentação.
Conclusões:
Entender as características socioeconômicas dos diferentes arranjos domiciliares de idosos, bem como suas relações de consumo de bens e serviços é extremamente relevante, já que os bens e serviços oferecidos a esse segmento populacional podem proporcionar satisfação e melhoria da qualidade de vida.
Palavras-chave:
Idoso; Características da População; Características da Família; Brasil