Acessibilidade / Reportar erro

Impacto de um programa de três meses de exercícios resistidos para idosos com osteoartrite de joelhos, da comunidade de Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil

Resumo

Objetivo:

avaliar o impacto de um programa de três meses de exercícios resistidos na dor e funcionalidade de idosos com osteoartrite de joelhos, da cidade de Santa Cruz, RN.

Método:

estudo quase experimental, com 13 idosos com diagnóstico médico de osteoartrite de joelhos, que realizaram um programa de exercícios resistidos duas vezes por semana, durante 12 semanas. A dor, força muscular, funcionalidade, qualidade de vida e satisfação do paciente foram avaliadas através dos instrumentos: Escala visual analógica de dor, Teste de uma repetição máxima (1RM), questionário The Western Ontario and McMaster Universities Osteoarthritis Index, Teste Timed Up and Go, Teste de caminhada de seis minutos, questionário Short Form (36) Health Survey e escala Likert. Teste t pareado e ANOVA de medidas repetidas foram utilizados para análise estatística.

Resultados:

a média de idade dos pacientes foi de 62,0 (±10,0) anos. Ao final do estudo, os idosos melhoraram a dor, aumentaram a força muscular, ficaram mais funcionais e melhoraram alguns domínios da qualidade de vida.

Conclusão:

os exercícios resistidos foram efetivos e seguros na melhora da dor, força muscular, funcionalidade e qualidade de vida, no grupo estudado. Idosos da comunidade devem ser encorajados a realizar musculação terapêutica supervisionada.

Palavras-chave:
Treinamento de resistência; Idosos; Osteoartrite do Joelho.

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com