Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência e fatores associados à polifarmácia entre os idosos residentes na comunidade

Resumo

Objetivo:

Verificar a prevalência e os fatores associados à polifarmácia entre os idosos residentes na comunidade no município de Cuiabá, Mato Grosso.

Método:

estudo transversal, em que participaram 573 pessoas com 60 anos e mais. A polifarmácia foi definida como o uso de cinco ou mais medicamentos. Para verificar a associação entre polifarmácia e as variáveis sociodemográficas, condições de saúde e acesso aos medicamentos realizou-se Teste qui-quadrado e Mantel Haenszel na análise bivariada e Regressão de Poisson na análise multivariada. O nível de significância adotado foi de 5%.

Resultado:

A prevalência da polifarmácia foi de 10,30%. Foram identificadas associações estatisticamente significantes entre polifarmácia e morar acompanhado, ter referido doenças do aparelho circulatório, doenças endócrinas, doenças nutricionais, doença do aparelho digestivo e ter referido dificuldades financeiras para aquisição de medicamentos.

Conclusão:

Alguns aspectos sociais e de condição de saúde exercem importante papel no uso de múltiplos medicamentos entre os idosos.

Palavras-chave:
Saúde do Idoso; Polimedicação; Combinação de Medicamentos; Estudos Transversais.

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com