Acessibilidade / Reportar erro

Percepção de cuidadores de idosos sobre saúde bucal na atenção domiciliar

Resumo

Objetivo:

Analisar a percepção de cuidadores de idosos sobre seu autocuidado e o cuidado em saúde bucal do idoso.

Método:

Estudo descritivo-exploratório, de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 13 cuidadores, gravadas, transcritas e submetidas à técnica de Análise de Conteúdo.

Resultados:

Todos os entrevistados eram cuidadores informais, a maioria do sexo feminino com idade superior a 50 anos, casadas, com algum grau de parentesco com quem recebia o cuidado, ensino fundamental incompleto e que não exerciam outra ocupação/trabalho. Após a análise das entrevistas os dados foram agrupados nas seguintes categorias: a) visita domiciliar e os profissionais de saúde; b) vivência do cuidador e os cuidados com o idoso e c) o cuidador e seu autocuidado.

Conclusão:

conhecer a percepção do cuidador em relação a sua saúde bucal e a do idoso dependente/semidependente colabora no planejamento de ações de promoção, prevenção e recuperação de saúde. Assim, torna-se indispensável a atuação de uma equipe multiprofissional na busca ativa e orientação desses indivíduos.

Palavras-chaves:
Saúde Bucal; Atenção Primária à Saúde; Idosos; Cuidadores

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com