Acessibilidade / Reportar erro

Caminhada utilitária e caminhada como exercício para os idosos: quais fatores podem influenciar?

Resumo

Objetivo

: Investigar a associação entre a caminhada utilitária, a caminhada como exercício e variáveis sociodemográficas, clínicas e funcionais associadas a esses tipos de caminhada.

Métodos

: Foi conduzido um estudo transversal exploratório, com 148 idosos (com 60 anos de idade ou mais). A frequência e duração da caminhada foi avaliada por meio do IPEQ-W (Incidental and Planned Exercise Questionnaire - Version W). Dados sociodemográficos, condições clínicas, nível de funcionalidade e mobilidade também foram avaliados. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para comparar os tipos de caminhada com as variáveis e o teste de correlação de Spearman rho foi utilizado para analisar a associação entre os tipos de caminhada e as variáveis.

Resultados

: Participantes realizaram em média 1,1 (±2,1) h/semana de caminhada como exercício e 2,2 (±2,3) h/semana de caminhada utilitária. Participantes mais velhos (p=0,014), com pior percepção de saúde (p<0,001), com pior funcionalidade (p<0,001), que relataram hipertensão (p=0,048), AVE (p<0,001), doença do coração (p=0,026), incontinência urinária (p<0,001), tontura (p=0,008), problemas para dormir (p=0,042) e polifarmácia (p=0,019) fizeram menos horas de caminhada utilitária. A correlação entre as covariáveis e os tipos de caminhadas variou de muito fraca a fraca.

Conclusão

: Doenças crônicas e condições desfavoráveis de saúde diminuem o tempo de caminhada. A caminhada utilitária é a mais comumente realizada pelos idosos. Profissionais de saúde e gestores de políticas públicas devem usar a caminhada utilitária como uma forma de aumentar o nível de atividade física e promover o envelhecimento saudável.

Palavras chaves:
Exercício Físico; Saúde do Idoso; Caminhada

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com