Apoio social aos idosos com HIV/aids: uma revisão integrativa

Marcelo Caetano de Azevedo Tavares Márcia Carréra Campos Leal Ana Paula de Oliveira Marques Rogério Dubosselard Zimmermann Sobre os autores

Resumo

Objetivo:

Verificar o conhecimento científico produzido sobre o apoio social aos idosos com HIV/aids.

Método:

Foram consultadas as bases de dados Lilacs, Medline, Scopus e Web of Science por estudos realizados nos últimos 10 anos. A análise final foi realizada com sete artigos.

Resultados:

Verificou-se que há uma grande importância do apoio social na vida dos idosos com HIV/aids, bem como mostrou-se uma real necessidade deles quanto a esse suporte. Este suporte pode tanto contribuir de diversas formas para a qualidade de vida, como prejudicar o cuidado da pessoa que vive com a doença, pois o diagnóstico, o tratamento e todo o estigma que rodeia essa condição crônica influenciam diretamente no tipo e na qualidade do apoio que lhe é fornecido.

Conclusão:

Espera-se que os resultados desta revisão contribuam para reflexão sobre as práticas de saúde destinadas aos idosos que vivem com HIV/aids.

Palavras-chave:
Idoso; Apoio Social; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com
Accessibility / Report Error