Educação em saúde como estratégia para promoção da saúde dos idosos: Uma revisão integrativa

Cícera Amanda Mota Seabra Samyra Paula Lustoza Xavier Yana Paula Coêlho Correia Sampaio Mirna Fontenele de Oliveira Glauberto da Silva Quirino Maria de Fátima Antero Sousa Machado Sobre os autores

Resumo

Objetivo:

Identificar as principais temáticas e estratégias de educação em saúde para promoção da saúde de idosos.

Método:

Revisão integrativa da literatura realizada nos meses de março e abril de 2018, por meio da Biblioteca Virtual de Saúde, nas bases Medical Literature Analyses and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Scientific Electronic Library Online (SciELO). Após processo de busca e seleção das publicações, a amostra final se constituiu de 24 artigos.

Resultados:

Dezesseis artigos nacionais, a maioria realizados no sudeste e sul do Brasil, cujas temáticas de alimentação saudável e práticas de exercício físico se manifestaram com maior frequência nas práticas de educação em saúde com idosos.

Conclusão:

As ações de educação em saúde estiveram voltadas para alimentação saudável e atividade física, realizadas por meio de oficinas grupais, seminários e/ou palestras, desenvolvidas, em sua maioria, por enfermeiros e agentes comunitários de saúde componentes das equipes de saúde da família.

Palavras-chave:
Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Saúde do Idoso

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com
Accessibility / Report Error