Acessibilidade / Reportar erro

Inovação e Modelo de Negócio: um estudo de caso sobre a integração do Funil de Inovação e o Modelo Canvas

Innovación y modelo de negocio: un estudio de caso acerca de la integración del Embudo de Innovación y el Modelo Canvas

RESUMO

Diferentemente do passado, pensar em inovação atualmente remete a uma reflexão de cocriação de valor por meio de alianças estratégicas, aproximação com o cliente e adoção de modelos de negócios diferenciados. Dessa forma, analisou-se e descreveu-se, neste estudo, o processo de inovação da empresa DSM, interligando-o aos conceitos de estratégias de desenvolvimento organizacional e à teoria de modelo de negócio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativa básica, desenvolvida por meio de um estudo de caso único. Permitiu-se com este estudo categorizar o modelo de negócio da empresa como uma tipologia aberta e desagregada, além de evidenciar sua característica inovadora em múltiplos epicentros, o que faz da inovação uma variável dependente da configuração interna da empresa. Como contribuição teórica, evidencia-se a convergência e complementariedade da ferramenta “Business Model Canvas” e o conceito “Funil de Inovação”, utilizados neste estudo para analisar o caso empírico.

Palavras-chave:
Inovação; Modelo de negócio; Funil de inovação; Modelo Canvas

RESUMEN

A diferencia del pasado, pensar en innovación se refiere actualmente a una reflexión de la co-creación de valor a través de alianzas estratégicas, enfoque al cliente y la adopción de diferentes modelos de negocio. Este estudio examina y describe el proceso de innovación de DSM, conectándolos a los conceptos de las estrategias de desarrollo organizacional y de la teoría del modelo de negocio. Se trata de una investigación cualitativa interpretativa básica, desarrollada por un estudio de caso realizado a través de entrevistas y análisis documental. Este estudio permite clasificar el modelo de negocio de la empresa como una tipología abierta y desglosada, además de poner en relieve su función innovadora en varios epicentros, lo que hace que la innovación sea una variable dependiente de la configuración interna de la empresa. Como contribución teórica destaca la convergencia y complementariedad de herramientas “Business Model Canvas” y “Embudo de Innovación”, que utiliza este estudio para analizar el caso empírico

Palabras clave:
Innovación; Modelo de negocio; Embudo de innovación; Modelo Canvas

ABSTRACT

Unlike the past, currently, thinking about innovation refers to a reflection of value co-creation through strategic alliances, customer approach and adoption of different business models. Thus, this study analyzed and described the innovation process of company DSM, connecting it to concepts of organizational development strategies and the theory of business model. This is a basic interpretive qualitative research, developed by means of a single case study conducted through interviews and documentary analysis. This study enabled us to categorize the company business model as an open, unbundled and innovative model, which makes innovation a dependent variable of this internal configuration of value creation and value capture. As a theoretical contribution, we highlight the convergence and complementarity of the “Business Model Canvas” tool and “Innovation Funnel,” used here, to analyze the empirical case.

Keywords:
Innovation; Business model; Innovation funnel; Business model Canvas

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS

  • AFFUAH, A. Innovation management, strategies, implementation, and profits. Oxford: Oxford University Press, 1998.
  • AHN, S. Competition, innovation and productivity growth: a review of theory and evidence. OECD Economics Department Working Papers, n. 317, 2002.
  • AMIT, R.; ZOTT, C. Value creation in e-business. Strategic Management Journal, Chichester, v. 22, n. 6-7, p. 493-520, 2001.
  • ANSOFF, I. Strategies for diversification. Harvard Business Review, Boston, v. 35, n. 5, p. 113-124, 1957.
  • ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS INOVADORAS (ANPEI). Inovação sustentável é a chave para o futuro. 2010. Disponível em: <Disponível em: http://www.anpei.org.br/imprensa/noticias/inovacao-sustentavel-e-a-chave-para-o-futuro/ >. Acesso em: 11 nov. 2013.
    » http://www.anpei.org.br/imprensa/noticias/inovacao-sustentavel-e-a-chave-para-o-futuro/
  • BIANCOLINO, C. A.; MACCARI, E. A.; PEREIRA, M. F. A inovação como instrumento de geração de valor ao setor de serviços em TI. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v.15, n.48, p.410-426, jul./set. 2013.
  • CASADESUS-MASANELL, R.; RICART, J. E. From strategy to business model and to tactics. Long Range Planning, Oxford, v. 43, n. 2-3, p. 195-215, 2010.
  • CHANDLER JR., A. Scale and scope: the dynamics of industrial capitalism. Cambridge: Harvard University Press, 1990.
  • CHESBROUGH, H. W. The era of open innovation. MIT Sloan Management Review, Cambridge, v. 44, n. 3, p. 34-41, Spring, 2003.
  • CLARK, K. B.; WHEELWRIGHT, S. C. Managing new product and process development: text and cases. New York: The Free Press, 1993.
  • COOPER, R. G.; EDGETT, S. J.; KLEINSCHMIDT, E. J. Optimizing the stage-gate process: what best practice companies are doing? Part 1. Research Technology Management, [S.l.], v. 45, n. 5, 2002. Disponível em: <Disponível em: http://www.stage-gate.com/downloads/wp/wp_14.pdf >. Acesso em: 11 nov. 2013.
    » http://www.stage-gate.com/downloads/wp/wp_14.pdf
  • DAVILA, T.; EPSTEIN, M.; SHELTON, R. As regras da inovação. Porto Alegre: Bookman, 2007.
  • DRUCKER, P. Desafios gerenciais para o século XXI. São Paulo: Pioneira, 1989.
  • EISENHARDT, K. M; GRAEBNER, M. E. Theory building from cases: opportunities and challenges. The Academy of Management Journal, [S. l.], v. 50, n. 1, p. 25-32, 2007.
  • FLORES, J. G. Análisis de datos cualitativos: aplicaciones a la invstigación educativa. Barcelona: PPU, 1994.
  • FREIRE, A. Inovação: novos produtos, serviços e negócios para Portugal. Lisboa: Verbo, 2002.
  • HAGEL, J.; SINGER, M. Net worth: shapping markets when customers make the rules. Boston: Harvard Business School, 1999.
  • HEDMAN, J.; KALLING, T. The business model concept: theoretical underpinnings and empirical illustrations. European Journal of Information Systems, Basingstoke, v. 12, n. 1, p. 49-59, 2003.
  • HITT, M., IRELAND, R., HOSKISSON, E. Administração estratégica. São Paulo: Pioneira , 2002.
  • JOHNSON, M. W.; CHRISTENSEN, C. M.; KAGERMANN, H. Reinventing your business model. Harvard Business Review, Boston, v. 86, n. 9, p. 50-59, Dec. 2008.
  • KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice-Hall, 2000.
  • LECOCQ, X.; DEMIL, B.; WARNIER, V. Le business model, un outil d’analyse stratégique. L’Expansion Management Review, [S. l.], v. 4, n. 123, p. 96-109, 2006.
  • MAXPRESS. CEO da DSM receberá prêmio por inovação em biotecnologia. 2011. Disponível em: <Disponível em: http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,408715,CEO_da_DSM_recebera_premio_por_inovacao_em_biotecnologia,408715,2.htm >. Acesso em: 12 nov. 2014.
    » http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,408715,CEO_da_DSM_recebera_premio_por_inovacao_em_biotecnologia,408715,2.htm
  • MERRIAM, S. B. Case study research in education: a qualitative approach. San Francisco: Jossey-Bass, 1998.
  • NAGANO, M. S.; STEFANOVITZ, J. P.; VICK, T. E. Caracterização de processos e desafios de empresas industriais brasileiras na gestão da inovação. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v.16, n.51, p.163-179, abr./jun. 2014.
  • NIELSEN, C.; LUND, M (Eds.). Business model: networking, innovating and globalizing. Ventus Publishing Aps, 2012. Disponível em: <Disponível em: http://ebooksforexcellence.files.wordpress.com/2012/12/business-models.pdf >. Acesso em: 12 abr. 2014.
    » http://ebooksforexcellence.files.wordpress.com/2012/12/business-models.pdf
  • ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3. ed., [2005]. Disponível em: <Disponível em: http://download.finep.gov.br/imprensa/oslo2.pdf >. Acesso em: 12 abr. 2014.
    » http://download.finep.gov.br/imprensa/oslo2.pdf
  • OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation. New Jersey: John Wiley & Sons, 2010.
  • PENROSE, E. A teoria do crescimento da firma. Campinas: Ed. da Unicamp, 2006.
  • PLÉ, L.; LECOCQ, X.; ANGOT, J. Customer-integrated business models: a theoretical framework. Lem, 2008. Disponível em: <Disponível em: http://lem.cnrs.fr/Portals/2/actus/DP_200824.pdf > Acesso em: 12 abr. 2014.
    » http://lem.cnrs.fr/Portals/2/actus/DP_200824.pdf
  • PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, V. Como incorporar as competências do cliente. HSM Management, São Paulo, v. 4, n. 20, p. 42-52, 2000.
  • SCHUMPETER, J. A. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
  • STAKE, R. E. Case studies. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Ed.). Handbook of qualitative research. London: Sage, 2000. p. 435-454.
  • STEWART, D. W.; ZHAO, Q. Internet marketing, business models and public policy. Journal of Public Policy & Marketing, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 287-296, 2000.
  • TEECE, D. J. Business models, business strategy and innovation. Long Range Planning, Oxford, v. 43, n. 2-3, p. 172-194, 2010.
  • TIDD, J.; BESSANT, J. R., PAVITT, K. Gestão da inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman , 2008.
  • TIMMERS, P. Business models for electronic markets. Journal of Electronic Markets, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 3-8, 1998.
  • TSUJA, P. Y.; MARIÑO, J. O. Influencia del entorno de la inovación organizacional en empresas de servicio en Peru. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v.15, n. 49, p.582-600, out./dez. 2013.
  • WORLD BIO MARKETS. DSM and the coca cola company are among the industry champions crowned winners of the 2014 sustainable bio awards winners. 2014. Disponível em: <Disponível em: http://www.worldbiomarkets.com/EF/?sSubSystem=Prospectus&sSessionID=3rq3menjpkf37b23gurlajvo92-11646606&sEventCode=BA1403NL&sDocument=AwardsPR >. Acesso em: 12 nov. 2014.
    » http://www.worldbiomarkets.com/EF/?sSubSystem=Prospectus&sSessionID=3rq3menjpkf37b23gurlajvo92-11646606&sEventCode=BA1403NL&sDocument=AwardsPR
  • YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman , 2005.
  • ZOTT, C.; AMIT, R.; MASSA, L. The business model: recent developments and future research. Journal of Management, Thousand Oaks, v. 37, n. 4, p. 1019-1042, 2011.
  • Processo de avaliação: Double Blind Review

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Oct-Dec 2014

Histórico

  • Recebido
    25 Nov 2013
  • Aceito
    13 Nov 2014
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br