Acessibilidade / Reportar erro

A institucionalização da cooperação: uma análise do trabalho institucional em uma comunidade vulnerável da região amazônica

Resumo

Objetivo

Fornecer uma perspectiva mais ampla de como a institucionalização da cooperação (rede) por meio das práticas de trabalho de atores locais pode gerar impacto social positivo e reduzir a vulnerabilidade social.

Metodologia

Analisamos a experiência de muitos atores locais, na região amazônica brasileira, que cooperam na extração e processamento da castanha-do-pará até a formação de uma rede colaborativa. Foram realizadas entrevistas e ficamos imersos no campo. Além disso, utilizamos documentos secundários.

Resultados

A cooperação em rede em torno da extração e processamento da castanha-do-pará se desdobra em fases sequenciais ao longo de projetos colaborativos e ajuda a reduzir a vulnerabilidade social.

Contribuições

Descobrimos uma relação hierárquica entre os tipos de trabalho institucional para institucionalizar a cooperação e destacamos que alguns tipos de trabalho institucional podem desenvolver diferentes condições para o estabelecimento de redes de negócio.

Palavras-chave
Cooperação; Trabalho institucional; Práticas de trabalho

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br