Acessibilidade / Reportar erro

Sensemaking dos atores de uma instituição financeira na adoção e elaboração do Relato Integrado

Resumo

Objetivo:

Analisar o sensemaking (Weick, 1995) dos atores envolvidos na adoção e elaboração do Relato Integrado em uma instituição financeira brasileira (Itaú Unibanco S.A.).

Metodologia:

Estudo de caso exploratório e interpretativo, por meio de entrevistas semiestruturadas com nove atores que compõem o grupo de trabalho de elaboração do Relato Integrado e análise de documentos. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo.

Resultados:

O sensemaking aplicado ao Relato Integrado é um processo interpretativo sobre seus elementos (modelo de negócio, capitais, temas materiais, geração de valor), promove mudanças organizacionais, por meio de ações disruptivas, e é adaptativo quando se ajusta à cultura da organização.

Contribuições:

Contribui para as discussões sobre a adoção do Relato Integrado na organização estudada, Comissão Brasileira para Acompanhamento do Relato Integrado (International Integrated Reporting Council), empresas de consultoria e usuários deste reporte. Contribuiu para a literatura sobre essa temática

Palavras-chave:
Relato Integrado; pensamento integrado; sensemaking; instituição financeira; Brasil

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br