Accessibility / Report Error

O impacto das práticas de gestão econômico-financeira no desempenho de microempresas mexicanas: uma análise multivariada

Resumo

Objetivo:

O objetivo deste artigo é caracterizar as práticas de gestão econômico-financeira (economic and financial management, EFM) em microempresas mexicanas e determinar seu impacto no desempenho dos negócios sob a hipótese de que as práticas de EFM focadas em alcançar o nível ideal de liquidez e rentabilidade afetam positivamente o desempenho de microempresas.

Metodologia:

O estudo aplica a análise fatorial, incluindo técnicas exploratórias e confirmatórias, além de modelos de regressão linear.

Resultados:

A análise econométrica mostra que tanto a gestão econômica quanto a financeira são estatisticamente significativas na explicação do desempenho de microempresas, embora o efeito deste último seja positivo e o daquele, negativo.

Contribuição:

As conclusões deste artigo poderiam orientar programas de treinamento e microcrédito voltados a proprietários de microempresas em países em desenvolvimento e ajudar a melhorar os processos de tomada de decisão.

Palavras-chave:
Microempresas; gestão econômica; gestão financeira

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br