Acessibilidade / Reportar erro

As empresas zumbis do México são iguais às do resto do mundo?

Resumo

Objetivo

Este artigo tem como objetivo analisar as características do setor e o comportamento estratégico das empresas que afetam as empresas zumbis.

Referencial teórico

O artigo foi trabalhado sob a visão do paradigma estrutura-conduta-desempenho da organização industrial, pois permite explicar o resultado de uma empresa por meio de um comportamento influenciado por fatores externos e internos.

Metodologia

Para a análise dos dados, o painel de dados com técnica de erros padrão corrigidos foi utilizado para um conjunto de dados de 99 empresas registradas na Bolsa Mexicana de Valores entre 2013 e 2017.

Resultados

Entre os principais resultados, fica evidente que o comportamento estratégico afeta as empresas zumbis. Por outro lado, descobrimos que a competitividade no mercado afeta negativamente a empresa zumbi, ao passo que as barreiras à entrada a afetam positivamente. Os resultados nos permitem identificar semelhanças e diferenças em relação ao restante das empresas zumbis do mundo; assim, os resultados foram revisados considerando o ambiente latino-americano e sua política institucional.

Implicações práticas e sociais da pesquisa

As empresas zumbis têm conotação negativa; entretanto, podem se tornar necessárias para manter o negócio em atividade econômica para os países em desenvolvimento. Além disso, é do interesse dos CEOs, porque a figura do zumbi pode ser útil para a sobrevivência. Além disso, o estudo pode representar um pano de fundo para os regulamentos de falência de empresas.

Contribuições

A contribuição mais importante é o fato de esta ser uma das pesquisas pioneiras para analisar o comportamento estratégico e seus efeitos na empresa zumbi. Além disso, pode ser uma das primeiras a estudar essas empresas na América Latina, o que possibilitou identificar diferenças com as empresas zumbis do resto do mundo devido a elementos ambientais como a política institucional.

Palavras-chave:
Empresas zumbis; comportamento estratégico; efeito do setor; erros padrão corrigidos pelo painel

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br