O uso dos quipus como ferramenta de controle tributário e de accountability dos incas

Resumo

Objetivo:

Esse estudo objetiva apresentar como eram procedidos os controles tributários e o processo de accountability na sociedade inca.

Metodologia:

Para tanto, foi realizada uma análise bibliográfica e documental sobre o uso do quipu na civilização inca, aplicando-se uma abordagem qualitativa.

Resultados:

Os resultados do estudo indicam que os quipus incaicos representaram os principais instrumentos de registro e reporte da gestão tributária adotados pelo Império Inca, tendo na figura dos Quipucamayocs a responsabilidade pela sua confecção, com a certeza de que as informações geradas e consolidadas nos quipus imperiais, estavam corretas, considerando que esses profissionais pagavam com a vida em caso de erros.

Contribuições:

As principais contribuições do estudo à Contabilidade estão relacionadas com o entendimento da origem do desenvolvimento de ferramentas de controle tributário e de prestação de contas criadas no Império Inca, antes das invasões espanholas, que apoiaram significativamente o desenvolvimento de uma das primeiras sociedades americanas.

Palavras-chave:
História da contabilidade; controle contábil; tributação inca; accountability inca; quipus

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br