Resumo
Objetivo
Este estudo explora as condições de crédito comercial por meio de seu potencial para reduzir a assimetria da informação entre compradores e vendedores em um contexto de mercado emergente.
Referencial teórico
A linha teórica testada empiricamente neste artigo concentra-se na assimetria da informação entre empresas vendedoras e seus clientes compradores.
Metodologia
Com base em pesquisa (survey) com os CFOs de mais de 300 PMEs que atuam no Brasil, usamos regressões lineares e logit para testar nossas hipóteses.
Resultados
Os resultados apontam para evidências de uma variação considerável nas políticas e práticas, e para o fato de que parte da variação pode ser explicada em função das características da empresa. Identifica-se, ainda, sustentação para uma série de hipóteses baseadas em argumentos sobre formas de resolver a assimetria da informação entre compradores e vendedores, bem como a discriminação de preços.
Implicações práticas e sociais da pesquisa
Os empreendedores podem se beneficiar dos resultados deste estudo para gerenciar a assimetria da informação, além de estabelecer adequadamente os prazos de crédito.
Contribuições
O período de crédito permite que os compradores reduzam as incertezas quanto à qualidade do produto antes de efetuarem o pagamento e que os vendedores resolvam quaisquer incertezas que possam ter sobre as intenções de pagamento do comprador. Esse fenômeno, no entanto, é sensível a questões do ambiente institucional e, segundo evidências empíricas, pouco se sabe sobre as pequenas e médias empresas (PMEs) que atuam em mercados emergentes, que se caracterizam por sua incerteza e assimetria da informação.
Palavras-chave:
Pequenas empresas; crédito comercial; mercados emergentes; incerteza; gestão financeira