Capacidade de desenvolvimento de tecnologia |
A habilidade que qualquer um tem de interpretar o atual estado da arte, absorver e eventualmente transformar uma determinada tecnologia para criar ou alterar sua capacidade de operação e qualquer outra capacidade visando alcançar níveis mais altos de eficiência técnico-econômica. |
“Foi através de novas tecnologias que a gente conseguiu oferecer o serviço que a gente oferece hoje, na nuvem, para milhares de empresas e em várias cidades do país, o que não era possível antes sem essas tecnologias.” G_fin |
Capacidade de operações |
A capacidade de executar a capacidade produtiva dada através da coleção de rotinas diárias que estão incorporadas em conhecimentos, habilidades e sistemas técnicos em um determinado momento. |
“Tecnologia é fundamental para o trabalho que a gente faz e ela é fundamental como meio, por exemplo, o canal de relacionamento que a gente usa é uma plataforma online onde o cliente se loga e coloca toda a solicitação dele e nós temos no máximo 24 horas para responder.” G_ger |
Capacidade de gestão |
A capacidade de transformar o resultado do desenvolvimento tecnológico em operações e arranjos de transação coerentes. |
“Eu já trabalhei em outros escritórios, então eu via que o pessoal queria entregar aquilo que ele queria, e o cliente não queria aquilo que estava sendo entregue, então a gente inverteu essa lógica, a gente ouve o cliente e entrega o que ele quer, [...] foi uma mudança de negócio.” G_ger |
Capacidade de transação |
A capacidade de reduzir seu marketing, terceirização, negociação, logística e entrega de custos; em outras palavras, custos de transação. |
“Prática de preços mais baixos que o modelo tradicional, porque se desburocratiza, se enxuga a máquina e se consegue praticar preços mais baixos, [...] escalar o modelo de negócio e conquistar liderança.” G_sis |
Segmentos de clientes |
Uma organização serve a um ou diversos segmentos de clientes no mercado. |
“O tipo de cliente da XXX é o micro e pequeno empresário.” G_sis |
Relacionamento com clientes |
O relacionamento com clientes é estabelecido e mantido com cada segmento de clientes. |
“Eu diria que a XXX foi pioneira em dar uma atenção para esse público. Em desenvolver um sistema para esse público. [...] a gente surge no mercado com uma proposta que, a partir de R$ 29,00, o pequeno empresário pode ter um sistema rodando na empresa, com treinamentos e suportes gratuitos, sem custo de implantação, totalmente online, sem necessidade de aquisição de um servidor.” G_sis |
Canais |
As propostas de valor são levadas aos clientes por canais de comunicação, distribuição e vendas. |
“Com o software o empresário vai aprender a fazer vendas, ele vai aprender a gerar um contrato, ele vai aprender a emitir um boleto, emitir uma nota fiscal, ele vai aprender a integrar toda informação que movimenta no banco dele com o sistema de gestão, registrar esse doc., cadastrar clientes, cadastrar produtos, para então ele ter uma visão de relatórios da empresa dele, coisas que ele não vai ter no caderno. No software ele reúne tudo que um empresário precisa.” G_sis |
Recursos principais |
Os recursos principais são os elementos ativos para oferecer e entregar as atividades previstas. |
“Recursos de marketing [...], depois o recurso de pessoas, para todas as áreas de atendimento, então, todos recursos relacionados à disponibilidade de atendimento e disponibilidade de sistema também, que são os recursos de servidores.” G_sis |
Código |
Descrição |
Aplicação |
Atividades-chave |
Uma série de atividades-chave são executadas para oferecer e entregar as atividades previstas. |
“O nosso processo aqui, eu vou te falar um pouco do ciclo de vida do nosso cliente [...].” G_sis |
Parcerias principais |
Algumas atividades são terceirizadas e alguns recursos são adquiridos fora da empresa. |
“Não só com contadores, mas também com governo, bancos [...].” G_sis |
Estrutura de custos |
Os diferentes elementos do modelo de negócios resultam na estrutura de custos. |
“Principalmente, pessoas e segundo é infraestrutura de servidores para a gente manter tudo isso em nuvem.” G_sis |
Fontes de receitas |
As fontes de receitas resultam de propostas de valor oferecidas com sucesso aos clientes. |
“Escala é uma palavra de ordem aqui para gente. Então é um modelo de monetização que precisa de escala sim, via mensalidades.” G_sis |
Proposta de valor |
Busca resolver os problemas dos clientes e satisfazer suas necessidades, com propostas de valor. |
“O tipo de cliente da XXX é o micro e pequeno empresário.” G_sis |