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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 12, Número: 37, Publicado: 2010
  • Determinantes da Qualidade das Práticas de Governança Corporativa das Empresas Brasileiras de Capital Aberto que Possuem Investimentos Públicos Área Temática: Contabilidade E Controladoria

    Almeida, Moisés Araújo; Santos, Joséte Florêncio dos; Ferreira, Lúcio Flávio Vieira de Medeiros; Torres, Fernando José Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO A adoção das boas práticas de governança corporativa abre espaço para uma gestão mais transparente, diminuindo a assimetria de informações e o conflito de agência. O objetivo do artigo é investigar os determinantes da qualidade das práticas de governança corporativa das empresas brasileiras de capital aberto que possuem investimento público. A amostra da pesquisa é formada por 35 empresas públicas brasileiras de capital aberto para o ano de 2005 e por 34 empresas para o ano de 2006, com informações públicas disponibilizadas pela CVM. Utilizaram-se técnicas econométricas de regressão linear múltipla, com aplicação do método dos mínimos quadrados ordinários. Os resultados mostraram que a maior parte das empresas analisadas apresentam um nível de governança acima da média da amostra. Também foi evidenciado que maior concentração de ações de controle nas mãos de um único acionista influencia positivamente o indicador da qualidade das práticas de governança corporativa, e que alavancagem, tangibilidade, crescimento e idade impactam negativamente sobre as práticas de governança das empresas analisadas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La adopción de buenas prácticas de gestión corporativa abre espacio para una administración más transparente, disminuye la asimetría de las informaciones y el conflicto de agencia. El objetivo del artículo es el de investigar los determinantes de la calidad de las prácticas de gestión corporativa de las empresas brasileñas de capital abierto que realizan inversiones públicas. La muestra de la investigación está formada por 35 empresas públicas brasileñas de capital abierto para el año 2005 y por 34 empresas para el año 2006, con informaciones públicas disponibles en la CVM. Se utilizaron técnicas econométricas de regresión lineal múltiple y se aplicó el método de los mínimos cuadrados ordinarios. Los resultados demostraron que la mayor parte de las empresas analizadas presentan un nivel de gestión superior al de la media de la muestra. También fue evidente que una mayor concentración de acciones de control en manos de un único accionista influye positivamente sobre el indicador de calidad de las prácticas de gestión corporativa; y que apalancamiento, tangibilidad, crecimiento y edad tienen impacto negativo sobre las prácticas de gestión de las empresas analizadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The adoption of good practices of corporate governance allows transparent management, diminishing the asymmetry of information and the agency conflict. This article investigates the determinants of the corporate governance quality on Brazilian companies with public investment. The sample of the research was constituted by 35 firms for the year 2005 and 34 firms for the year 2006, with public information available on CVM database. It was used econometric techniques of multiple linear regression with application of the ordinary least squares. The results show that the major part of the analyzed companies presents levels of governance above the average. Also, it is evidenced that the greater ownership concentration in the hands of a single shareholder influences positively the corporate governance index, as well as the leverage, tangibility, growth and age, impact negatively on the quality of governance practices.
  • Os Perfis Estratégicos no Brasil: um estudo dos agentes franqueados dos correios a partir da tipologia de Miles e Snow Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Lopes, Humberto Elias Garcia; Moura, Thelmo Naves; Oliveira, Caio César Gianinni

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho consistiu em uma pesquisa descritiva nas Agências de Correios Franqueadas (ACFs), localizadas em cento e dez municípios do Estado de Minas Gerais. O objetivo foi analisar se a tipologia estratégica proposta originalmente por Miles e Snow (1978) e adaptada por DeSarbo et al. (2005), era capaz de diferenciar as estratégias de adaptação da amostra considerada. Para isso, foi feita uma pesquisa na qual os dados foram coletados por meio do questionário proposto por DeSarbo et al. (2005). Em seguida, esses dados foram analisados via estatísticas descritivas e análise de aglomerados, técnica multivariada que permite a identificação de similaridades entre os respondentes. A pesquisa investigou as diferenças entre os perfis estratégicos identificados na amostra, em relação às capacidades estratégicas, bem como percepções de riscos ambientais. Os resultados indicaram que a tipologia proposta por DeSarbo et al. (2005) é capaz de diferenciar as estratégias de adaptação de empresas de uma rede de franquias. Além disso, o resultado do teste permitiu considerar relevante e enriquecedora a forma de investigação das capacidades estratégicas e das incertezas ambientais propostas pelos autores do método.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este trabajo consistió en una investigación descriptiva en las Agencias con Franquicia del Correo (ACFs), ubicadas en ciento diez municipios del Estado de Minas Gerais. El objetivo era examinar si la tipología estratégica originalmente propuesta por Miles y Snow (1978) y adaptada por DeSarbo et al. (2005), era capaz de diferenciar las estrategias de adaptación de la muestra considerada. Para ello, se realizó una encuesta en la que se recolectaron datos por medio del cuestionario propuesto por DeSarbo et al. (2005). Posteriormente se analizaron los datos por estadísticas descriptivas y análisis de conglomerados, técnica multivariada que permite identificar similitudes entre los encuestados. El estudio investigó las diferencias entre los perfiles estratégicos identificados en la muestra con relación a las capacidades estratégicas, así como la percepción de los riesgos ambientales. Los resultados indicaron que la tipología propuesta por DeSarbo et al. (2005) es capaz de diferenciar las estrategias de adaptación de las empresas en una red de franquicias. Además el resultado de la prueba permitió considerar relevante y enriquecedora la forma de investigar las capacidades estratégicas y las incertidumbres ambientales que los autores del método propusieron.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper consisted of a descriptive study in franchised postal agencies located in 110 municipalities of Minas Gerais. Its objective was to examine whether the strategic typology originally proposed by Miles and Snow (1978) and adapted by DeSarbo et al. (2005), was able to differentiate adaptation strategies of the sample. For this With this objective in mind we’ve made a survey in which data were collected through the questionnaire proposed by DeSarbo et al. (2005). These data were analyzed by descriptive statistics and cluster analysis, multivariate technique that allows the identification of similarities among the respondents. The study has investigated the differences between strategic profiles identified in the sample in relation to its strategic capabilities and their perceptions of environmental risks. The results indicated that the typology proposed by DeSarbo et al. (2005) is able to differentiate adaptation strategies of companies in a franchise network. Further test results allowed considering relevant and enriching way of investigation of strategic capabilities and environmental uncertainties of the method proposed by the authors.
  • Estratégia Empresarial e Práticas Ambientais: evidências no setor sucroalcooleiro Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Machado, André Gustavo Carvalho; Silva, Josuéliton da Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar como empresas pertencentes ao setor sucroalcooleiro estão lidando com a gestão ambiental sob uma perspectiva estratégica. A estratégia de pesquisa selecionada foi de estudo de casos múltiplos, empreendido em oito empresas localizadas nos estados de Pernambuco e Paraíba. A principal técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. A análise dos dados ocorreu em dois estágios: análise individual e análise cruzada dos casos. Os resultados evidenciaram que clientes, sociedade, concorrentes e governos são os principais atores a exercerem influência sobre as empresas, no sentido de elas repensarem as consequências de suas decisões sob uma perspectiva ambiental. A formação da estratégia por meio da ferramenta de planejamento foi a mais evidenciada na pesquisa. Um ponto que merece atenção é que não foram encontradas, em nenhuma empresa estudada, medidas efetivas de retornos dos investimentos ambientais. Apesar do comprometimento da alta administração com as questões ambientais, apoiando os esforços neste sentido, a dimensão ambiental parece estar relegada a planos funcionais específicos, sendo ainda incipiente o alinhamento entre as questões operacionais e estratégicas. Por meio da análise das principais práticas executadas pelas empresas no setor industrial, percebe-se que há, ainda, uma maior ênfase em ações corretivas. Todavia, há crescentes esforços em prol de um comportamento preventivo em direção a uma abordagem estratégica.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo tiene el objetivo de analizar cómo las empresas pertenecientes al sector sucro alcoholero conducen la gestión ambiental desde una perspectiva estratégica. En ocho empresas ubicadas en los Estados de Pernambuco y Paraíba se seleccionó como estrategia de investigación el estudio de casos múltiples y la entrevista semiestructurada como principal técnica de recolección de datos. El análisis de los datos se realizó en dos etapas: análisis individual y análisis cruzado de los casos. Los resultados demostraron que, clientes, sociedad, competidores y gobiernos son los principales actores y que ejercen su influencia sobre las empresas, en el sentido de reconsiderar las consecuencias de sus decisiones desde una perspectiva ambiental. La formación de la estrategia por el método de la planificación fue lo que más se destacó en la investigación. Un punto que merece atención es que no se encontraron medidas efectivas de retorno de las inversiones ambientales en ninguna empresa estudiada. A pesar del comprometimiento de la alta administración con las cuestiones ambientales, apoyando los esfuerzos en este sentido, la dimensión ambiental parece estar relegada a planos funcionales específicos, siendo aún incipiente la alineación entre las cuestiones operacionales y estratégicas. Cuando se analizan las principales prácticas ejecutadas por las empresas en el sector industrial, se observa que todavía hay un énfasis mayor en acciones correctivas. Sin embargo, hay esfuerzos crecientes en pro de un comportamiento preventivo dirigido a un proyecto estratégico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims at analyzing how companies that belong to the sugar-alcohol sector are dealing with environmental management under a strategic perspective. The research strategy chosen was the study of multiple cases undertaken in eight companies located in the states of Pernambuco and Paraíba. The main data gathering technique was the semi-structured interview. The analysis of data took place in two stages: individual analysis and crossed analysis of the cases. The results showed evidence that clients, society, competitors and governments are the main actors to influence companies, in the sense of making them rethink the consequences of their decisions under an environmental perspective. The formation of the strategy through the tool of planning was the most evidenced in the research. A theme that draws attention is that it was not found, in any of the companies studied, effective return measures for the environmental investments. Despite the commitment of the high administration with environmental matters supporting efforts in that direction, the environmental dimension seems to be relegated to specific functional levels, in a way that the alignment between operational and strategic issues is still incipient. Through the analysis of the main practices undertaken by the companies in the industrial sector, it is noticed that there still is a greater emphasis on corrective actions. However, there are growing efforts in favors of a pre-emptive behavior towards a strategic approach.
  • Avaliação de Desempenho dos Aspectos Tangíveis e Intangíveis da Área de Mercado: estudo de caso em uma média empresa industrial Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Bortoluzzi, Sandro César; Ensslin, Sandra Rolim; Ensslin, Leonardo

    Resumo em Português:

    RESUMO A pesquisa objetiva construir um modelo de Avaliação de Desempenho (AD) para a área de mercado em uma média empresa industrial, por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). O estudo caracteriza-se como um estudo de caso, de natureza exploratória, e faz uso de entrevista e de análise de documentos internos como estratégia de coleta de dados. Como resultado, constatou-se que o modelo de AD construído para a área de mercado é composto por 08 indicadores financeiros (tangíveis) e 39 indicadores não financeiros (intangíveis) que respondem pelo desempenho da empresa. Adicionalmente, o artigo apresenta os seguintes resultados: (a) identificação de três dimensões que respondem pelo desempenho da área de mercado: stakeholders, vendas e imagem; (b) construção de escalas ordinais e cardinais para cada indicador do modelo; (c) avaliação do status quo da área de mercado em 25 pontos, em uma escala onde 0 ponto equivale ao nível “neutro” e 100 pontos equivalem ao nível “bom”; e (d) demonstração do processo de gerenciamento do desempenho. Conclui-se que o sistema de AD é importante para apoiar o desenvolvimento gerencial das pequenas e médias empresas (PMEs) e que a Metodologia MCDA-C é um caminho viável para AD em um contexto complexo onde: (a) o gestor desconhece as variáveis que devem ser avaliadas (tangíveis e intangíveis); (b) existem particularidades nas PMEs que devem ser consideradas no modelo de AD.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La investigación tiene por objetivo construir un modelo de Evaluación de Desempeño (ED) para el área de mercado en una empresa industrial mediana, por medio de Metodología Multicriterio de Apoyo a la Decisión Constructivista (MCDA-C). El estudio, con características de estudio de caso de naturaleza exploratoria, utiliza la entrevista y el análisis de documentos internos como estrategia de recolección de datos. Como resultado se ha constatado que el modelo de ED construido para el área de mercado se compone de 08 indicadores financieros (tangibles) y 39 indicadores no financieros (intangibles) responsables por el desempeño de la empresa. Adicionalmente, el artículo presenta los siguientes resultados: (i) identificación de tres dimensiones responsables por el desempeño del área de mercado: stakeholders, ventas e imagen; (ii) construcción de escalas ordinales y cardinales para cada indicador del modelo; (iii) evaluación del status quo del área de mercado en 25 puntos, en una escala en la que 0 punto equivale al nivel “neutro” y 100 puntos equivalen al nivel “bueno”; y (iv) demostración del proceso de gestión del desempeño. Se concluye que el sistema de ED es importante para apoyar el desarrollo de la gestión de pequeñas y medianas empresas (PyMEs) y que la Metodología MCDA-C es un camino viable para ED en un contexto complejo en el que: (i) el gestor desconoce las variables que deben ser evaluadas (tangibles e intangibles); (ii) existen particularidades en las PyMEs que hay que considerar en el modelo de ED.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The work aims to build a model Performance Assessment (PA) to the market area in an average industrial company through Multicriteria Decision Aid Constructivist (MCDA-C). The study is characterized as an exploratory case study and makes use of interviews and document analysis as a strategy for data collection. In the results section we present the performance evaluation model elaborated for the market area, where it was possible to identify eight financial indicators (tangible) and 39 non-financial indicators (intangible) that account for the performance of this area in the researched enterprise. Additionally, the article presents the following results: (i) revealed three dimensions that account for the performance of the market area: stakeholders, sales and image, (ii) to build the ordinal and cardinal scales for each indicator of the model, (iii) to evaluate the status quo of the market area in 25 points on a scale where 0 (zero) point is equivalent at "neutral" and 100 (one hundred) points is equivalent to the level "good." (iv) to demonstrate the process of performance management. We have concluded that the system of PA is important to support the management development of small and medium enterprises (SMEs) and that the Multicriteria Decision Aid Constructivist (MCDA-C) is a viable way to performance assess in a complex context where: (i) the manager is unaware of the variables to be assessed (tangible and intangible); and (ii) there are peculiarities in SMEs to be considered in the model of PA.
  • Cultura Organizacional na Perspectiva Cultural Regional Brasileira Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Muzzio, Henrique

    Resumo em Português:

    RESUMO Esse ensaio tem como objetivo analisar o contexto cultural brasileiro e a sua influência no universo organizacional a partir de uma perspectiva cultural regional que não se limite à visão funcionalista e avance por meio de conceitos contemporâneos como os fluxos culturais e os códigos culturais locais. Do ponto de vista internacional, os estudos comparativos que trabalham com a perspectiva de adaptação cultural já apresentam um volume significativo de pesquisas que enfatizam as distinções entre regiões ou nações. Mas, quando se trata dessa perspectiva dentro de países culturalmente diversos, parece ainda não haver no campo a mesma expressão. Em países em que é reconhecida a diversidade cultural, como o Brasil, análises que levem em conta as influências dessa variável podem contribuir para a eficiência das relações internas e externas da organização. Arguimos a necessidade das organizações contemplarem em suas ações o que chamamos de legitimidade cultural local, quando as organizações atuam em distintos contextos respeitando os valores e as práticas culturais locais. As diferentes culturas regionais encontradas no Brasil se refletem nos hábitos dos consumidores, no comportamento social e nas atitudes e desempenho das pessoas no trabalho, o que requer efetivamente diferentes e variadas práticas de gestão.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este ensayo tiene como objetivo analizar el contexto cultural brasileño y su influencia en el universo organizacional desde una perspectiva cultural regional que no se limite a la visión funcionalista, y avance por medio de conceptos contemporáneos como las corrientes culturales y los códigos culturales locales. Desde el punto de vista internacional los estudios comparativos que trabajan con la perspectiva de adaptación cultural ya presentan significativa magnitud de investigaciones que acentúan la distinción entre regiones o naciones. Pero, cuando se trata esa perspectiva dentro de países con diversidad cultural, parece que todavía no hay en el campo la misma expresión. En los países en los que se reconoce la diversidad cultural, como Brasil, los análisis que tengan en cuenta las influencias de esta variable pueden contribuir a la eficiencia de las relaciones internas y externas de la organización. Defendemos la necesidad de que las organizaciones contemplen en sus acciones lo que llamamos legitimidad cultural local, cuando las organizaciones actúan en distintos contextos respetando los valores y las prácticas culturales locales. Las diferentes culturas regionales que se encuentran en Brasil se reflejan en los hábitos de los consumidores, en el comportamiento social y en las actitudes y desempeño de las personas en el trabajo, y esto efectivamente requiere diferentes y variadas prácticas de gestión.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This essay has the objective of analyzing the Brazilian cultural context and its influence on the organizations universe from a cultural regional perspective that goes beyond the functionalist paradigm and advances through contemporary concepts, like cultural flows and the local cultural codes. In an international perspective, in studies that consider the perspective of cultural adaptation, it is possible finding a significant volume of research that emphasizes the distinctions between regions or nations. On the other hand, when it these studies deal with this perspective inside each culturally diversified country it seems that there isn’t the same expression in the rural areas. In Brazil there isn’t the same intensity of effort of research. Besides, in our country the cultural diversity is recognized, and the analyses that consider the influences of the culture variable can potentially contribute for the efficiency of the organization’s internal and external relations. It is defended that organizations need to contemplate in their actions what it is called local cultural legitimacy, especially when these organizations work in distinct contexts, respecting the local values and cultural practices. Brazil has different cultural regions where it is possible finding different consumers and employees and distinct cultural codes that indicate the need of different forms of management.
  • Empresas Familiares: como a família e a propriedade modelam a profissionalização do negócio Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Lisoni, Juliano; Pereira, Maurício Fernandes; Almeida, Martinho Isnard Ribeiro; Serra, Fernando Ribeiro

    Resumo em Português:

    RESUMO O principal objetivo do presente artigo consiste em mostrar como a família e as culturas de propriedade podem influenciar no processo de desenvolvimento de uma organização de "bom desempenho", com base em um estudo empírico em uma empresa familiar no Brasil. O estudo teve como objetivo encontrar momentos críticos da história da empresa e o foco foi a comparação dos momentos críticos utilizando o modelo tridimensional do desenvolvimento da empresa familiar proposto por Davis et al. (1996). Por meio da sequência de fatos, a pesquisa foi direcionada para saber como o processo influenciou a profissionalização da empresa. O artigo conclui que a família, bem como os seus valores e cultura podem ter impacto sobre a evolução. Sendo assim, o primeiro passo para organizar uma empresa é organizar a família que a lidera.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo tiene como principal finalidad la de mostrar, con base en un estudio empírico realizado en una empresa familiar de Brasil, cómo la familia y la cultura de propiedad pueden influir en el proceso de desarrollo de una organización con “buen desempeño”. El estudio fue proyectado para encontrar los momentos críticos de la historia de la empresa y su núcleo lo constituyó la comparación con el modelo tridimensional de desarrollo de la empresa familiar de Davis et al. (1996). La investigación fue dirigida a través de la secuencia de los hechos, para saber cómo el proceso influyó en la profesionalización de la empresa. El artículo concluye que la familia, sus valores y cultura pueden tener impacto en la evolución, y que el primer paso para organizar una empresa es organizar la familia que la lidera.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article’s main purpose consists in showing how family and ownership cultures may influence the process of making a “well-performing” organization, based on an empirical study in family business in Brazil. The study aimed to find critical moments of company’s history and the focus was to compare critical moments with the three-dimension model of family business development proposed by Davis et al. (1996). Through facts sequence, research was organized so as to find how the process influenced company’s professionalization. The article concludes that family and its values and culture may impact on the evolution, and the first step to organize a company is to organize the family that leads the company.
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