Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 14, Número: 42, Publicado: 2012
  • As Relações entre Governança e Risco nas Companhias Abertas Brasileiras Área Temática: Finanças E Economia

    Lameira, Valdir de Jesus

    Resumo em Português:

    RESUMO Nesta pesquisa procurou-se estimar a qualidade da governança praticada por uma amostra significativa de companhias abertas brasileiras, por meio de um índice composto por 20 perguntas de respostas binárias, no período entre 2002 e 2006, e estudar as possíveis relações entre esse índice e o risco das companhias abertas brasileiras. Confirmou-se a hipótese inicial de que melhores níveis de governança estão associados a menores riscos. Os resultados conseguidos por meio da aplicação do método das regressões lineares foram confirmados pelos resultados obtidos com o uso do método das equações estruturais, mesmo sendo observada a presença de endogeneidade nesse relacionamento. Desse modo, o artigo contribui para evidenciar de que modo a governança afeta o risco, que é uma variável que afeta diretamente o valor das empresas. Assim, aumenta-se a compressão das relações entre governança e valor. Desse modo, as empresas devem buscar a melhoria de suas práticas de governança para maximizar o valor de seus acionistas e aumentar sua competitividade na atração de recursos que viabilizem suas operações e diminuam o custo desse capital.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En esta investigación hemos intentado estimar la calidad de la gestión practicada por una muestra significativa de sociedades de capital abierto brasileñas, por medio de un índice formado por 20 preguntas de respuestas binarias, en el período entre 2002 y 2006, y estudiar las posibles relaciones entre ese índice y el riesgo de las sociedades de capital abierto brasileñas. Se ha confirmado la hipótesis inicial que los mejores niveles de gestión están asociados a menores riesgos. Los resultados logrados a través de la aplicación del método de regresión lineal han sido confirmados por los resultados obtenidos con la utilización del método de ecuaciones estructurales, incluso observándose la presencia de endogeneidad en esta relación. Así, el artículo contribuye para poner de relieve la forma como la gestión afecta el riesgo, que es una variable que afecta directamente el valor de las empresas. Así, se aumenta la comprensión de las relaciones entre gestión y valor. De esa forma, las empresas deben buscar mejorar sus prácticas de gestión para maximizar el valor de sus accionistas y aumentar la competitividad en la captación de recursos que permitan sus operaciones y disminuyan el coste de ese capital.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study evaluated the quality of governance practiced by a significant sample of publicly traded Brazilian companies between 2002 and 2006 and related it to their market risk. An index containing twenty questions with binary answers was used to measure governance quality. Market risk was measured by the betas, the volatility of the shares prices, the idiosyncratic risk and the weighted average cost of capital. The results obtained by the method of linear regressions were confirmed by the results obtained by structural equations. The original hypotheses that better levels of governance are associated with a lower risk were confirmed. The effects of possible endogeneity didn't prejudice the results obtained by linear regressions. The article contributes to show how governance affects risk, which is a variable that directly affects the value of companies. Thus, knowing that governance affects the risk increases the importance to improve governance practices in companies.
  • Gestão de Universidade Privada: risco de inadimplência dos alunos Área Temática: Finanças E Economia

    Ribeiro, Cristiane Freitas; Zani, João; Macagnan, Clea Beatriz; Zanini, Francisco Antonio Mesquita

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa a probabilidade do risco de inadimplência em uma universidade privada (UP). Nele, utilizou-se a técnica estatística de regressão logística. O modelo de risco de crédito foi construído com base em uma amostra de alunos matriculados em uma UP, situada no Rio Grande do Sul. As variáveis explicativas do modelo foram obtidas a partir da aplicação de um questionário socioeconômico, que gerou um total de 59 variáveis, das quais apenas três foram representativas: existência de débitos já negociados, posse de cartão de crédito e reprovação. Os resultados obtidos mostram que o modelo estudado obtém resultados satisfatórios, quando aplicado na medição da probabilidade de risco de crédito.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El artículo analiza la probabilidad del riesgo de los estudiantes no realizaren el pago de la deuda en una universidad privada (UP). Se ha utilizado la técnica estadística de regresión logística. El modelo de riesgo de crédito ha sido construido con base en una muestra de estudiantes matriculados en la respectiva UP, ubicada en el Estado del Rio Grande do Sul. Las variables explicativas del modelo han sido obtenidas a partir de la aplicación de un cuestionario socioeconómico, que ha generado el total de 59 variables de las cuales solamente tres han sido representativas: existencia de débitos ya negociados, propiedad de tarjetas de crédito y reprobación. Los resultados obtenidos muestran que el modelo estudiado tiene resultados satisfactorios, cuando aplicado en la medición de probabilidades de riesgo de crédito.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper analyzes the probability of default risk in a private university (UP) using the statistical technique of logistic regression. The credit risk model used was based on a sample of registered UP students in Rio Grande do Sul. The explanatory variables of the model were obtained by applying a socioeconomic questionnaire that generated a total of 59 variables, of which only three were representative: the existence of debits that had already been negotiated, credit card ownership and rejection. The obtained results show that the studied model yields satisfactory results when used to measure credit risk probability.
  • A Estrutura Intelectual da Pesquisa sobre Empreendedorismo: visita à escola invisível Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Campos, Héctor Montiel; Parellada, Francesc Solé; Palma, Yarissa

    Resumo em Português:

    RESUMO O surgimento da disciplina sobre empreendedorismo em ciências de gestão gera um contínuo debate em seu âmbito. Consequentemente, para ter uma compreensão melhor do desenvolvimento dessa área de pesquisa, é útil conhecer sua estrutura científica. Esta pesquisa usa técnicas de bibliometria e análise de grupos para apresentar um panorama da pesquisa nessa disciplina. São analisados os 1.112 artigos publicados nas atas do FER, entre 1981 e 2009, bem como os 378 artigos publicados no Journal of Business Venturing, entre 2000 e 2010. Ambos os fóruns são considerados representativos no intercâmbio do pensamento sobre empreendedorismo. Os resultados mostram que a pesquisa sobre empreendedorismo publicada nesses fóruns é caracterizada por diversos temas que não estão necessariamente conectados. Similarmente, os resultados mostram a mudança dos temas ao longo do tempo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El surgimiento de la disciplina sobre emprendimiento en las ciencias administrativas, trae consigo un continuo debate sobre su ámbito. En este sentido, para tener una mejor comprensión del desarrollo de este campo de investigación, es útil conocer su estructura científica. Esta investigación usa técnicas bibliométricas y análisis de grupos para presentar un panorama de la investigación en esta disciplina. Se analizan los 1,112 artículos publicados entre 1981 y 2009 en las actas del FER, así como los 378 artículos publicados por el Journal of Business Venturing entre 2000 y 2010. Ambos foros se consideran representativos en el intercambio del pensamiento sobre emprendimiento. Los resultados muestran que la investigación sobre emprendimiento publicada en estos foros se caracteriza por varios temas que no necesariamente están conectados; sin embargo, esto refleja la experiencia y postura de los autores. De igual forma, los resultados muestran el cambio de temas a través del tiempo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Along with entrepreneurship´s continuing emergence among the management sciences, there is an ongoing debate about what the field is - or should be. In this regard, to have a better understanding of the development of this research field, it is useful to understand the scientific structure. This study uses bibliometric techniques and cluster analyses to present an empirically grounded picture of the entrepreneurship research. This research analyzes the 1,112 full-length papers published in the FER Proceedings between 1981 and 2009, and the 378 articles published in the Journal of Business Venturing between 2000 and 2010. Both forums are considered representative in the exchange of entrepreneurial thought. The results indicate that entrepreneurship research published in these forums is characterized by varied themes that are not necessarily connected. Rather, they reflect the disciplinary training and lens of their authors; and considerable dynamism and change in key research themes over time. Hopefully, the results presented here provide abundant opportunities for identifying insightful, influential, and creative research topics in the entrepreneurship field.
  • Interatividade: fator a aumentar a memorização Área Temática: Marketing

    Rossi, George Bedinelli; Liveri, Fernanda; Silva, Dirceu Da; Garcia, Mauro Neves

    Resumo em Português:

    RESUMO Estima-se que, atualmente, 29% da população mundial e 38% da brasileira usem a Internet, evidenciando, assim, sua importância no cotidiano das pessoas em âmbito mundial e nacional. Considerando a Internet como meio de comunicação, esta pesquisa investiga a influência da Interatividade como fator a aumentar a memorização aos sites na Internet. Segundo a literatura os fatores multicaminhos, imediatismo e contingente aumentam a interatividade e sites que fornecem um ou mais desses fatores influenciam a memorização. Para melhor compreensão da situação-problema, identificação das pistas e elaboração das hipóteses, foram realizadas 20 entrevistas pessoais em profundidade. Em seguida, por meio de levantamento, fez-se uma pesquisa quantitativa exploratória com 300 entrevistados. As hipóteses foram testadas por meio do Qui-quadrado e por análise de agrupamentos hierárquicos e não hierárquicos. Os resultados da pesquisa, para a amostra usada, indicam que, quanto menor for o número de pistas de um site, maior será a memorização e o acesso, ou visitação, ao site. A contribuição teórica desta investigação é que os sites que oferecem menos pistas são mais interativos, tornando-se mais lembrados. A implicação gerencial é que sites com claro posicionamento e com poucas quantidades de informações, ou pistas, tendem a ser mais lembrados e acessados pelos internautas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Se estima que, hoy día, el 29% de la población mundial y el 38% de la población en Brasil utilizan Internet, lo que demuestra su importancia en la vida cotidiana de las personas a nivel mundial y nacional. Teniendo en cuenta Internet como un medio de comunicación, esta investigación estudia la influencia de la interactividad como un factor que aumenta la memorización de las páginas web de Internet. Según las publicaciones especializadas, factores como los múltiples caminos, el inmediatismo y el contingente aumentan la interactividad y las páginas web que ofrecen uno o más de estos factores influyen en la memorización. Para comprender mejor la situación del problema, identificar las pistas y formular las hipótesis, se realizaron 20 entrevistas personales en profundidad. Luego, por medio de la encuesta, se llegó a una investigación descriptiva concluyente con 300 encuestados. Las hipótesis han sido probadas a través del chi-cuadrado y de análisis de agrupamiento jerárquico y no jerárquico. Los resultados del estudio, para la muestra utilizada, indican que cuanto menor sea el número de pistas en un sitio, mayor es la memorización y el acceso o las visitas al sitio. La contribución teórica de esta investigación es que los sitios que ofrecen menos pistas son más interactivos, lo que hace que se les recuerde más. La implicación de gestión es que los sitios con un posicionamiento claro y con menor cantidad de información, o pistas, tienden a ser más recordados y reciben más visitas de los usuarios de Internet.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Today, approximately 29% of the world population use the Internet, against 38% in Brazil, which shows its importance in people’s routine not only in Brazil, but also worldwide. Being the Internet a communication media, this research evaluates the influence of Interactivity as a factor to increase memorization of Internet sites. According to literature, multiway, immediacy and contingency factors increase Interactivity and sites that provide one or more of these factors influence memorization. 20 in-depth personal interviews were conducted to improve the understanding the issue, to identify leads and elaborate our hypothesis, followed by a quantitative survey of 300 people. Hypotheses were tested using Chi-square and a hierarchical and non-hierarchical cluster analysis. Results showed that the smaller the number of leads of a specific website, the larger are its memorization and access. The theoretical contribution of this investigation is that websites that offer fewer leads are more interactive, which causes them to be remembered. The managerial implication is that websites with a clear position and a small quantity of information or leads tend to be more remembered and accessed by internet users.
  • Discussões sobre a Metodologia de Pesquisa sobre Redes de Negócios Presentes numa Amostra de Produção Científica Brasileira e Proposta de um Modelo Orientador Área Temática: Ensino E Pesquisa Em Administração E Contabilidade

    Giglio, Ernesto Michelangelo; Hernandes, José Luis Guagliardi

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do artigo é discutir as metodologias de pesquisas sobre redes de negócios que são utilizadas por autores brasileiros, a partir de uma amostra da produção científica do Congresso EnAnpad. A proposição orientadora, criada a partir de reflexões prévias, é que os pesquisadores brasileiros utilizam predominantemente metodologias clássicas de disjunção e redução do fenômeno, buscando relações causais estritas, com objetos de estudo que são os atores e que tal abordagem é um dos motivos de existirem poucos avanços teóricos nesse campo. Para atingir o objetivo, foi necessário buscar na literatura internacional sobre redes as convergências de afirmativas, que servem de base para as discussões. Entre elas destacam-se os fluxos como objeto de estudo e a dinâmica constante das redes, o que dificulta estabelecerem-se relações causais estritas. As convergências revelaram dois paradigmas; o paradigma racional econômico, com teorias sobre os custos de transação e estratégias de redes, e o paradigma social, com teorias sobre a sociedade em rede e as relações sociais determinando os processos e controles das relações técnicas da rede. Aceitando e tendo como base as premissas desses paradigmas, analisaram-se os artigos publicados no Congresso EnAnpad nos últimos dez anos e concluiu-se que a afirmativa se sustenta. Há dominância do paradigma racional econômico, com o uso de métodos clássicos de coleta e análise, com questionários e entrevistas sobre atitudes e percepções, buscando relações causais estritas e não se encontram benefícios, ou avanços teóricos. Entendemos que é possível trilhar outro caminho metodológico, que consideramos mais competente para captar o fenômeno de redes, a partir da teoria da sociedade em rede; dos princípios epistemológicos da teoria da complexidade, principalmente o princípio da não-disjunção, e com o uso dos métodos e técnicas decorrentes da abordagem da teoria dos sistemas, principalmente a afirmativa da retroalimentação. Com esses princípios, construiu-se uma proposta de desenho de pesquisa que integra o subsistema das relações sociais com o subsistema das relações de produção, que é um principio fundamental da abordagem social de redes, colocando-se o fluxo entre os atores como a unidade de investigação. Nesse sistema valoriza-se a historicidade, o fluxo, a mobilidade e a incerteza, que são as características mais evidentes do fenômeno de redes.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El artículo tiene el objetivo de discutir las metodologías de investigación en redes de negocios que los autores brasileños utilizan, a partir de una muestra de la producción científica del Congreso EnAnpad. La proposición orientadora, creada a partir de reflexiones previas, es que los investigadores brasileños utilizan predominantemente metodologías clásicas de disyunción y reducción del fenómeno, buscando relaciones causales estrictas, con objetos de estudio que son los actores, y que este enfoque es uno de los motivos de que haya pocos avances teóricos en ese campo. Para alcanzar el objetivo fue necesario buscar en la literatura internacional sobre redes las convergencias de afirmaciones, que sirven de base para las discusiones. Entre ellas se destacan los flujos como objeto de estudio y la dinámica constante en las redes, lo que dificulta que se establezcan relaciones causales estrictas. Las convergencias revelaron dos paradigmas; el paradigma racional económico, con teorías sobre los costos de transacción y estrategias de redes, y el paradigma social, con teorías sobre la sociedad en red y las relaciones sociales determinando los procesos y controles de las relaciones técnicas de la red. Aceptando y teniendo como base las premisas de estos paradigmas se analizaron los artículos publicados en el Congreso EnAnpad en los últimos diez años y se concluyó que la afirmación se sustenta. Hay dominancia del paradigma racional económico, con el uso de métodos clásicos de recolección y análisis, con cuestionarios y entrevistas sobre actitudes y percepciones, buscando relaciones causales estrictas y no se encuentran beneficios, o avances teóricos. Entendemos que es posible seguir otro camino metodológico, que consideramos más competente para captar el fenómeno de redes, a partir de la teoría de la sociedad en red; de los principios epistemológicos de la teoría de la complejidad, principalmente el principio de la no-disyunción, y con el uso de los métodos y técnicas derivadas del enfoque de la teoría de los sistemas, principalmente la afirmativa de la retroalimentación. Con estos principios se construyó una propuesta de diseño de investigación que integra el subsistema de las relaciones sociales con el subsistema de las relaciones de producción, que es un principio fundamental del enfoque social de redes, colocándose el flujo entre los actores como la unidad de investigación. En ese sistema se valoriza la historicidad, el flujo, y la movilidad y la incertidumbre, que son las características más evidentes del fenómeno de redes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this article is to discuss the business network research methodologies used by Brazilian authors based on a sample of the scientific production of the EnAnpad Congress. Our main hypothesis, which results from previous reflections, states that Brazilian researchers predominantly use classic methodologies of disjunction and reduction of the phenomenon, in search of strict causal relations that include study objects as actors. That approach explains the poor theoretical progress in that field. To reach our goal, we researched the international literature on networks focusing on the convergences of affirmatives, which are the base for the discussions. Among those, the flows as study object and the constant dynamics of networks stand out, which makes it difficult to establish strict causal relations. The convergences revealed two paradigms: on one hand, the rational economic paradigm that includes theories on transaction costs and network strategies and on the other hand, the social paradigm that includes theories on the network society and social relations defining the processes and controls of the technical relations of the network. We accepted and took the premises of those paradigms as a base to analyze the articles published by the EnAnpad Congress in last the ten years and concluded that our hypothesis is valid. The economic rational paradigm shows to be predominant, with its classical collection and analysis methods, as well as its questionnaires and interviews on attitudes and perceptions used to research strict causal relations and not yielding any theoretical benefits or progress. We understand that a different methodological approach may be applied, which we consider more appropriate to cover network features and which is based on the network society theory, taking into account the epistemological principles of the theory of complexity, mainly the nondisjunction principle and the use of the methods and techniques that result from the theory of the systems, especially the feedback theory. Based on those principles, we made up a research design project that integrates the subsystem of social relations with the subsystem of production relations, which is a fundamental principle of the social network approach, defining the flow between the actors as the study unit. In this system, historicity, flow, mobility and uncertainty are highlighted, which are the most outstanding features of the network phenomenon.
  • Fatores Críticos de Sucesso para a Gestão do Conhecimento em uma Instituição de Educação Superior Privada Área Temática: Ensino E Pesquisa Em Administração E Contabilidade

    Silva Junior, Annor da; Polizel, Caio Eduardo de Guido; Silva, Priscilla de Oliveira Martins da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetiva-se descrever e analisar como a representatividade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) influencia os fatores críticos de sucessos (FCS) aplicados à gestão do conhecimento em uma Instituição de Educação Superior (IES) privada. Para isso, realizou-se um estudo de caso qualitativo em uma IES localizada no Paraná, tendo como referência os resultados do Enade de 2006. Os dados foram coletados por meio de triangulação e submetidos a análise temática de conteúdo. A análise dos dados indica que os resultados do Enade tiveram sua representatividade gradativamente ampliada ao longo dos anos na IES. Verificou-se que os seis FCS aplicados à IES tiveram influência no resultado obtido pela IES no Enade 2006, que foi considerado como positivo pela instituição. Dois FCS aplicados à IES destacaram-se, porém, em relação aos demais: políticas educacionais e avaliação institucional. Observou-se que o movimento de aproximação da entidade mantenedora em relação à entidade mantida acabou por influenciar e interferir na gestão universitária e, consequentemente, na gestão do conhecimento. Por fim, os dados permitiram caracterizar a gestão do conhecimento na IES, como ainda incipiente, indicando que “em casa de ferreiro, o espeto é de pau”.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este artículo es describir y analizar la forma cómo la representatividad del Examen Nacional de Desempeño de los Estudiantes (Enade) influye en los factores críticos del éxito (FCS, en portugués) aplicado a la gestión del conocimiento en una Institución de Educación Superior (IES) privada. Para esto se realizó un estudio cualitativo de caso en una IES con sede en el Estado de Paraná, teniendo como referencia los resultados del Enade 2006. Los datos fueron recogidos por medio de la triangulación y sometido a un análisis de contenido temático. El análisis de los datos indica que los resultados de Enade han aumentado progresivamente su representación en el IES a lo largo de los años. Se concluye que los seis FCE aplicados a la IES influyen en el resultado obtenido por la IES en el Enade 2006, considerado como positivo por la institución. Sin embargo, dos FCE aplicados a la IES destacan en comparación con los demás: la política educativa y la evaluación institucional. Se observó que la aproximación de la entidad mantenedora en relación con la entidad mantenida terminó influenciando e interfiriendo en la gestión universitaria y, por lo tanto, en la gestión del conocimiento. Por último, los datos permiten catalogar la gestión del conocimiento en las Instituciones de Educación Superior como incipiente, lo que indica que «en casa del herrero, cuchillo de palo».

    Resumo em Inglês:

    ABSTACT We aim to describe and analyze how the representativeness of the National Student Performance Exam (NSPE) influences the critical success factors (CSF) applied to knowledge management at a private Higher Education School (HES). A qualitative case study was conducted in a HES located in the State of Paraná, taking into account the results of the NSPE 2006. Data were collected via triangulation and submitted to a thematic contents analysis. Data analysis showed that the representativeness of the results of the NESP gradually increased over the years at the HES. The six CSFs applied to the HES influenced the results of the HES at the NSPE 2006, which was considered positive by the institution. However, two of the CSFs applied to the HES were outstanding: educational policies and institutional evaluation. We observed that the intensification of the relation between the maintaining entity and the maintained one influenced and interfered in the university management and consequently in its knowledge management. Data allowed characterizing the knowledge management at the HES as incipient, showing that “the shoemaker's wife is the one who is shod worse”.
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br