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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 18, Número: 60, Publicado: 2016
  • Um estudo internacional sobre os fatores que explicam a expectativa de alto crescimento em novos empreendimentos: uma perspectiva de gênero Artigo

    Arroyo, Matilde Ruiz; Fuentes, María del Mar Fuentes; Jiménez, Jenny María Ruiz

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Considerando a importância do empreendedorismo de alto impacto para o crescimento econômico e o notável potencial que as mulheres empreendedoras ainda têm para contribuir para a atividade econômica, neste estudo propomos um modelo para explicar a expectativa de alto crescimento de um empreendedor com base em variáveis estratégicas relevantes, também abordando a identificação de possíveis diferenças de gênero nos prognosticadores da expectativa de alto crescimento de um empreendedor. Metodologia: Utilizamos os dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2009, trabalhando com uma amostra de 8.641 empreendedores em estágio inicial em 49 países. Realizamos regressões logísticas binomiais hierárquicas, incluindo uma análise segmentada para comparar o modelo entre mulheres e homens empreendedores. Resultados: Com base em nossos resultados, confirmamos o gênero como uma forte variável explanatória para as aspirações de crescimento, com as mulheres mostrando níveis inferiores de expectativa de alto crescimento de seus empreendimentos. Além disso, na comparação entre os determinantes da expectativa de alto crescimento por gênero, podemos concluir que o conjunto de prognosticadores significativos não é o mesmo para homens e mulheres empreendedores. Esses resultados sugerem um efeito moderador do gênero na configuração dos fatores que determinam a propensão do empreendedor para o alto crescimento. Contribuições: Esta pesquisa contribui para uma melhor compreensão dos fatores que motivam a expectativa de alto crescimento, ajudando assim a avançar o conhecimento na área de empreendedorismo estratégico, bem como a literatura sobre empreendedorismo feminino. Com relação à implicação prática, nossos resultados apontam para a necessidade de conceber políticas específicas para homens e mulheres, de modo a promover o empreendedorismo de alto crescimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Given the importance of high-impact entrepreneurship to economic growth, and the remarkable potential that women entrepreneurs have yet to contribute to the economic activity, in this study we propose a model to explain an entrepreneur’s high-growth expectation based on relevant strategic variables, additionally addressing the identification of possible gender differences in the predictors of an entrepreneur’s expectation for high-growth. Design/methodology/approach: We use data from the 2009 Global Entrepreneurship Monitor (GEM), working on a sample of 8,641 early-stage entrepreneurs referred to 49 countries. We perform hierarchical binomial logistic regressions, including a segmented analysis to compare the model between women and men entrepreneurs. Findings: Based on our results, we confirm gender as a strong explanatory variable for growth aspirations, with women having lower levels of expectation for the high-growth of their ventures. Moreover, in comparing the determinants of high-growth expectation by gender, we can conclude that the set of significant predictors is not the same for male and female entrepreneurs. These results suggest a moderating effect of gender in shaping the configuration of the factors determining an entrepreneur’s propensity for high-growth. Originality/value: This research contributes to a better understanding of the factors driving high-growth expectation, thus helping to advance knowledge in the area of strategic entrepreneurship, as well as in women’s entrepreneurship literature. As for practical implications, our results point out to the necessity of designing specific policies for men and women, in order to promote high-growth entrepreneurship.
  • ¿Crean los eventos experienciales marca-ciudad? Artículo

    López, Natalia Vila; Boluda, Inés Kuster; Aguilar, J. Trinidad Marín

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Este artículo analiza hasta qué puntos los megaeventos (grandes eventos) pueden desarrollar marcas-ciudad poderosas reconocidas a nivel mundial, tema poco estudiado hasta la fecha. Metodología: Se ha utilizado el método cuantitativo. En concreto se efectuaron 398 encuestas a residentes en Aguascalientes (México), durante la celebración de un megaevento conocido como Feria Nacional de San Marcos. Resultados: Los resultados de la investigación permiten verificar que (i) respecto a los antecedentes: la actitud de los residentes hacia una marca-ciudad mejora tras las experiencias vividas en megaeventos que ocurren esa ciudad (H1) y (ii) respecto a los efectos: queda corroborado que conforme mejora la actitud hacia la marca-ciudad entre los residentes, su calidad de percibida se ve incrementada (H2). Contribuciones: Hasta la fecha no existe literatura que investigue cómo influyen las experiencias vividas en megaeventos culturales en la mejora de actitudes hacia marcas-ciudad y, por extensión, en la mejora de la calidad de vida. En este vacío, este trabajo trata de profundizar sobre las grandes ventajas que la celebración de megaeventos puede acarrear a una ciudad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This article analyzes to what extent mega-events are capable of developing powerful city brands that are internationally recognized - a topic that has been little studied to date. Design/methodology/approach: We used the quantitative method. We carried out 398 surveys with citizens living in Aguascalientes (Mexico), during the mega-event known as the Feria Nacional de San Marcos. Findings: The results allow us to verify that (i) with regard to background: residents’ attitudes towards a city brand improve following experiences in mega-events in that city (H1) and (ii) with regard to effects: improving city brand attitudes increases residents’ quality of life (H2). Originality/value: To date, there is no literature investigating how experiences in cultural mega-events improve attitudes towards city brands and, consequently, improve quality of life. To fill this gap, this article investigates the great advantages which mega-events can bring to a city
  • Responsabilidade Social Corporativa e comportamento do funcionário: papel mediador do compromisso organizacional Artigo

    Azim, Mohammad Tahlil

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O estudo investiga o relacionamento entre a percepção dos funcionários sobre as práticas externas de RSC de suas organizações e o compromisso organizacional dos funcionários (afetivo) e o engajamento no trabalho, engajamento na organização, comportamento de cidadania organizacional relacionado ao indivíduo e o comportamento de cidadania organizacional relacionado à organização no contexto do setor bancário saudita. Metodologia: O estudo extrai sua base teórica da teoria da identidade social (Tajfel & Turner, 1979) e da teoria da troca social (Blau, 1964). Os dados foram coletados por meio de pesquisa com o uso de questionários, e a Análise de regressão da mediação foi utilizada para explorar o relacionamento entre as variáveis independentes e dependentes com base no método de Baron & Kenny (1986). Resultados: O estudo observado um relacionamento positivo entre a RSC e o compromisso organizacional, engajamento do funcionário e comportamento de cidadania organizacional relacionado à organização. O comportamento de cidadania organizacional relacionado ao indivíduo não foi, entretanto, observado como estando vinculado à RSC percebida. Contribuições: A originalidade deste estudo está em sua estrutura e em um aspecto particular da medição da RSC. Ele conceitualiza um modelo integrado para construir um relacionamento entre a RSC, o compromisso organizacional, o engajamento do funcionário e o CCO. Como o estudo vê a RSC como uma ferramenta competitiva para as organizações, aqui as atividades de RSC são medidas em termos relativos em vez de termos absolutos, ato independente de uma organização.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The study investigates the relationship between employees’ perception about the external CSR practices of their organizations and employees’ organizational commitment (affective) and job engagement, organization engagement, organizational citizenship behavior related to the individual, and organizational citizenship behavior related to the organization in the context of the Saudi banking industry. Design/methodology/approach: The study draws its theoretical groundwork from social identity theory (Tajfel & Turner, 1979) and social exchange theory (Blau, 1964). Data were collected through survey questionnaire, and the Mediation regression analysis is used for exploring the relationship between independent and dependent variables based on Baron & Kenny’s (1986) method. Findings: The study observes a positive relationship between perceived CSR and organizational commitment, employee engagement and organizational citizenship behavior related to organization. However, the organizational citizenship behavior related to the individual is not observed to have linked to perceived CSR. Originality/value: The uniqueness of this study lies on its framework and a particular aspect of CSR measurement. It conceptualizes one integrated model to build a relationship among CSR, organizational commitment, employee engagement and OCB. As the study views CSR as a competitive tool for the organizations, here the CSR activities are measured in relative rather than absolute terms, stand-alone act of an organization.
  • Valoração econômica da flexibilidade de produção em diferentes regiões do setor sucroalcooleiro brasileiro Artigo

    Pantoja, David Eduardo Lopez; Samanez, Carlos Patrício Mercado; Castro, Javier Gutierrez; Aiube, Fernando Antonio Lucena

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Demonstrar que a opção pela utilização de usinas flexíveis na produção de açúcar e etanol agrega valor ao negócio tanto na região Sudeste como na região Nordeste, mesmo estando sujeitas a diferentes cargas tributárias. Metodologia: A pesquisa está dentro da disciplina de Opções Reais. A valoração da opção de troca entre os produtos açúcar e etanol foi feita através de árvores recombinantes de Nelson & Ramaswamy (1990) e das árvores bivariáveis de Hahn & Dyer (2011). Dessa forma, foi modelada a dinâmica dos preços dos produtos finais. Os dados empíricos de preços provêm do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) da ESALQ-USP com periodicidade mensal entre maio/2003 e julho/2014, deflacionados pelo Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna IGP-DI, disponível no site do Ipeadata, com data base de julho/2014. Resultados: Os resultados mostraram que tanto na região Sudeste como na região Nordeste as usinas com flexibilidade (que possuem a opção de troca) têm maior valor do que aquelas que produzem somente um dos produtos. Os valores para as usinas na região Sudeste são mais expressivos não só pela menor carga tributária como também pela maior produtividade. Contribuições: O estudo quantifica os ganhos pela utilização da usina flexível e evidencia que os agentes reguladores podem fazer uso de uma política de maior incentivo à implantação de tais sistemas. Dessa forma, haverá ganhos para os produtores e maior arrecadação de impostos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The main goal of this study is to demonstrate the value of flexibility within sugar and ethanol production. We use real data for the Southeast and Northeast regions of Brazil, which are subject to different taxes rates. Design/methodology/approach: The framework of this study is based on Real Options valuation. We valued the option to switch between sugar and ethanol production. The dynamics of prices was based on the recombinant trees of Nelson and Ramaswamy (1990) and on the bivariate trees of Hahn e Dyer (2011). Empirical data is from the Center of Advanced and Applied Economic Studies (CEPEA), ESALQ-USP, from May/2003 through July/2014. Prices were deflated using the Brazilian Price Index (IGP-DI), available at the Ipeadata site based on July/2014. Findings: The results show that, in both regions, flexible systems have greater value than those that produce only one product. Southeast plants exhibit greater value added if compared with Northeast plants, not only because of lower taxes, but also due to higher productivity. Originality/value: This paper quantifies value added by the flexible system in the production of sugar and ethanol in two Brazilian regions subject to different taxes. Moreover, it demonstrates that regulators can use policies and incentives to establish flexible plants. In this way, both producers and fiscal authorities will achieve greater gains.
  • Valor das capacidades de TI: efeitos nos processos e no desempenho da firma em um país em desenvolvimento Artigo

    Oliveira, Deyvison de Lima; Maçada, Antonio Carlos Gastaud; Oliveira, Gessy Dhein

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este artigo propõe um modelo integrado de três estágios para testar o impacto das capacidades de TI ao nível da firma. Metodologia: O modelo de avaliação foi construído a partir das seguintes fases de pesquisa: i) avaliação das variáveis por especialistas das áreas de TI e de negócios; ii) pesquisa pré-teste; e iii) pesquisa piloto. A pesquisa completa foi aplicada a gerentes das áreas de TI e de negócios nas maiores organizações do Brasil, e foi analisada por meio de Modelagem por Equações Estruturais. Resultados: Os resultados da pesquisa completa nos permitem tirar conclusões sobre as relações que existem entre as capacidades de TI, a qualidade da informação e o desempenho de processos. O desempenho de processos intermedeia parcialmente o impacto das capacidades de TI no desempenho da firma. Contribuições: Os resultados apresentados contribuem para aspectos acadêmicos e de gestão, pois permitem: i) replicar o modelo em outros contextos de pesquisa (nacional e internacionalmente) e avaliar as melhorias incrementais das capacidades de TI no desempenho da firma; ii) identificar indicadores de desempenho intermediários, associados ao uso de TI, e a concentração de energia das organizações na mensuração dos efeitos de TI nos processos de negócios; iii) adotar um modelo de análise horizontal do desempenho de TI em grandes firmas, a partir da perspectiva de gerentes de negócios e de TI.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This article proposes an integrated three-stage model, which tests the impact of IT capabilities at the firm level. Design/methodology/approach: The measurement model was constructed from the following research phases: i) assessment of the variables by experts in the fields of IS and business; ii) survey pretest; and iii) pilot survey. The full survey was applied to managers from IT and business fields in Brazil’s largest organizations, and was analyzed through Structural Equation Modelling. Findings: The results of the full survey allow us to conclude about the relationships that exist between IT capabilities, information quality and performance processes. Performance processes partially mediate the impact of IT capabilities on firm performance. Originality/value: The results presented contribute to the academic and management aspects, for they allow: i) to replicate the model in other research contexts (national, international) and evaluating incremental improvements of IT capabilities on firm performance; ii) the identification of intermediate performance indicators, associated with the use of IT, and the concentration of energy of organizations in the measurement of IT effects on business processes; iii) the adoption of the model for horizontal analysis of IT performance in large companies, from the perspective of business and IT managers.
  • Variáveis de contexto organizacional a serem consideradas no projeto de sistemas de recompensas orientados à inovação de produtos Artigo

    Marx, Roberto; Soares, João Paulo Reis Faleiros; Barros, Lidyane

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O principal objetivo deste artigo é discutir sobre algumas variáveis a serem consideradas no contexto organizacional ao projetar sistemas de recompensas focados em maximizar a inovação de produtos. Além de identificar tais variáveis, o texto se propõe a entender como cada uma delas pode influenciar este projeto. Metodologia: Baseado na literatura existente, um quadro de referência foi criado usando variáveis contextuais (estratégia organizacional, tipo de inovação, crenças e traços culturais e sistemas de metas e recompensas já previamente estabelecidas) e suas implicações em projetos de sistemas de recompensas. A pesquisa de campo é, então, feita usando entrevistas qualitativas com cinco especialistas, consultores e acadêmicos em gestão de recursos humanos e em sistemas de recompensas, bem como por meio da utilização de estudos de caso de quatro empresas industriais de grande escala, conhecidas por serem inovadoras. Resultados: A pesquisa mostrou que pouco conhecimento tem sido acumulado por especialistas, assim como por projetistas de sistemas de recompensas, nas organizações operando no Brasil com relação ao tema estudado. Além disso, as quatro principais variáveis listadas previamente foram mantidas e a pesquisa de campo permitiu uma série de análises que mudaram aspectos relevantes dos detalhes deste quadro. Contribuições: Este artigo contribui para suprir a lacuna que existe na literatura sobre projeto de sistemas de recompensas e propõe um quadro de referência que pode auxiliar o planejador em elaborá-lo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The main purpose of this paper is to discuss some key variables to be taken into consideration in an organizational context when designing reward systems focused on maximizing product innovation. In addition to identifying such variables, the paper aims to understand how each of them can influence this design. Design/methodology/approach: Based on existing literature, a reference chart was created using context variables (organizational strategy, type of innovation, beliefs and cultural traits, and previously established systems of goals and rewards) and their implications on the reward system design. A field research was conducted through qualitative interviews with five specialists, consultants, and scholars in strategic human resource management and reward systems, as well as case studies on four large-scale industrial companies known for being innovative. Findings: The research has shown that little knowledge has been accumulated by specialists as well as by designers of reward systems at organizations operating in Brazil concerning the issue studied. Moreover, the four main previously listed variables were maintained, and the field research allowed a series of analyses that changed relevant aspects of the details of that chart. Originality/value: This paper can contribute to fulfill the gap existing in literature on the reward system design, and proposes a reference chart that can assist the designer in elaborating it.
  • A dimensão ambiental no contexto da estratégia de operações de montadoras do ABC paulista Artigo

    Scur, Gabriela; Heinz, Guilherme

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo do artigo é analisar a inserção da dimensão ambiental na estratégia de operações de três montadoras do ABC paulista e como ela pode impactar o desempenho competitivo da área de operações. Metodologia: Estudo de caso múltiplo descritivo e exploratório. Resultados: Há um alinhamento entre as empresas, no que se refere aos indicadores de desempenho da dimensão ambiental e às prioridades competitivas. Observou-se uma preocupação ao aspecto social da sustentabilidade. As empresas estão projetando sistemas produtivos socialmente mais justos, em que a segurança do trabalho e a saúde ocupacional são vistas como um aspecto estratégico que contribuem para desempenho competitivo da área de operações. Contribuições: Uma contribuição sob o ponto de vista teórico, é a proposição de um modelo conceitual que visa preencher uma lacuna na literatura sobre a falta de alinhamento entre as teorias de estratégia de operações e de gestão ambiental, o que pode, por sua vez, dificultar ou mesmo subestimar o entendimento do papel da área de operações na busca da vantagem competitiva.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This paper aims to analyze the insertion of the environmental dimension in the operations strategy of three automotive manufacturers belonging São Paulo’s ABC region, and how it can impact the operations field’s competitive performance. Design/methodology/approach: Descriptive, exploratory multiple case study. Findings: There is an alignment between companies with regard to the performance indicators of the environmental dimension and to competitive priorities. We observed concern as to the social aspect of sustainability. Companies are designing socially fair production systems, in which work safety and occupational health are seen as strategic factors that contribute to competitive performance in the field of operations. Originality/value: One theoretical contribution is the proposal of a conceptual model that aims to fill a gap in literature concerning the lack of alignment between the operations strategy and environmental management, which can, in turn, hinder or even underestimate the understanding of the role of the operations field in the quest for competitive advantage.
  • Perdas por imparidade: fatores explicativos e impactos Artigo

    Fernandes, Joaquim Sant’Ana; Gonçalves, Cristina; Guerreiro, Cristina; Pereira, Luis Nobre

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Analisar o reconhecimento das imparidades nos ativos fixos tangíveis e intangíveis e sua relevância para os investidores nas empresas cotadas nas bolsas de Lisboa e de Madri. Metodologia: Suporta-se em uma análise quantitativa de dados sobre uma amostra de 80 empresas com títulos cotados nas bolsas de Lisboa e de Madri (2007-2011). Foram estimados modelos de regressão linear e não linear para dados em painel. Resultado: Constatou-se que o valor de imparidades teve uma tendência crescente e que essas perdas são as mais significativas nos intangíveis (em particular no goodwill). Comprovou-se que a probabilidade de reconhecimento das imparidades é influenciada positivamente pela dimensão das entidades e negativamente pelo valor de mercado (p < 0,10). As entidades portuguesas orientadas para a exportação têm uma maior probabilidade de não reconhecer imparidades, mas as que apresentam valores de mercado superior têm maior probabilidade de reconhecê-las. Esse comportamento contraria o manifestado pela amostra, em que essa relação é negativa (p < 0,10). Os resultados também sugerem que existe efeito de alisamento dos resultados por via das imparidades, sendo ele mais acentuado nas entidades do IBEX35. Quanto à relevância da imparidade para o valor de mercado, confirma-se uma relação negativa significativa, reforçando as conclusões de estudos anteriores. Contribuições: Esse estudo introduz o fator cultural na análise do reconhecimento das perdas por imparidade, destacando-se comportamentos distintos entre entidades portuguesas e espanholas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: To analyze recognition of impairment losses in tangible and intangible assets, and their relevance to investors in companies listed in the Lisbon and Madrid Stock Exchange (2007-2011). Methodology: Quantitative analysis of a panel data sample of 80 companies listed in the Lisbon and Madrid Stock Exchange (2007-2011) was carried out. Panel data linear and non-linear regression models were estimated. Findings: We found that the amount of impairment losses showed an upward trend, and that these losses are most significant among intangibles, especially goodwill (GW). We also found that the probability of recognition of impairment losses is positively influenced by the dimension of entities and negatively by market value (p < 0.10). Portuguese export-oriented companies have a higher probability of not recognizing impairments. However, Portuguese companies with higher market values have greater probability of recognizing impairment losses, contrary to the sample as a whole, in which the relationship is negative (p < 0.10). The results also suggest that there is a smoothing effect on results because of impairments, especially in IBEX35 companies. As to the relevance of impairment losses to market value, we confirm a significant negative relationship, in line with conclusions from previous studies. Originality/value: This study contributes to the introduction of the cultural factor in this analysis, highlighting the differentiated behaviors between Portuguese and Spanish companies.
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